Banca de DEFESA: RAQUEL MARINHO DE MENESES

DISCENTE : RAQUEL MARINHO DE MENESES
DATA : 09/06/2021

OS LUGARES DAS CRIANÇAS DO 5º ANO “A” NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CAMPOS

Aluno. Criança. Ensino Fundamental. Lugares. Sentido Educativo.

Esta dissertação tem como objeto de estudo os lugares que as crianças do 5º ano “A” ocuparam durante o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Campos, em Natal/RN. Com o objetivo de compreender qual foi o sentido educativo dos lugares que as crianças ocuparam, buscamos identificar e problematizar os lugares que a escola lhes reservou ou que elas criaram para si, assim como entender o que dizem sobre esses lugares. Para encontrar as respostas que nos motivaram a percorrer o caminho da pesquisa, tomamos Sertania como abordagem para imergir no fenômeno a partir das noções de pessoa, vastidão, itinerância e antropofagia. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso com vinte e sete crianças do 5º ano “A” da Escola Municipal Antônio Campos, em 2019, e, como procedimentos de construção de dados e informações, utilizamos a observação participante durante três meses, período no qual realizamos uma entrevista semiestruturada, aplicamos dois questionários e, para escutarmos as crianças, por meio de suas múltiplas linguagens, elaboramos uma oficina pedagógica, uma dramatização e um ensaio fotográfico. Para complementar nossas informações, escutamos os cuidadores das crianças, por meio de uma roda de conversa. Após concluir essa etapa, dedicamo-nos à análise do conteúdo e, para auxiliar nossas reflexões, apresentamos o perfil das crianças e fizemos uma contextualização histórica e social do bairro de Mãe Luiza, lugar onde as crianças moram e da escola onde estudam. Com o propósito de interpretar os dados construídos, buscamos fazer o entrelaçamento entre a teoria e as falas das crianças, levando em consideração o conceito de lugar; a invisibilidade a que as crianças foram submetidas ao longo da história; como elas se veem nos papéis de crianças e de aluno(as) e, por último, qual é o sentido educativo dos lugares que ocuparam na escola. Ao escutar os relatos das crianças do 5º ano “A”, vimos que a Escola Municipal Antônio Campos, com seus símbolos e rituais, historicamente consolidados, lhes reservou o lugar de estudar e aprender, cumprir regras e se alimentar, mas, por buscar desenvolver projetos pedagógicos voltados para a qualidade social, também possibilitou que elas criassem lugares que têm o sentido educativo da socialização, da conscientização e da livre expressão.

Externa à Instituição - HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO - UERN
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN