Banca de DEFESA: EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA
DATA : 27/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

QUANDO A OPÇÃO É CONTINUAR: ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES POPULARES NA PÓS-GRADUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes de origem popular na pós-graduação. Socialização na pósgraduação. Estratégias de permanência nos programas stricto sensu. Sociologia da Educação e Ensino Superior. Pós-Graduação no Brasil.


PÁGINAS: 281
RESUMO:

O objetivo principal da pesquisa, na perspectiva da sociologia da educação e do ensino superior, com aportes epistemológicos inspirados da etnografia, da fenomenologia e da etnometodologia, é compreender a experiência dos estudantes de origem popular nos programas de pós-graduação stricto sensu. Entre as possibilidades limitadas, as tensões sociais, políticas e culturais, a continuação da trajetória na academia torna-se a escolha de alguns graduados de classes populares. Como estratégias para a aquisição de novos marcadores de afiliação e capitais simbólicos destaca-se o processo de socialização, sobretudo nas relações com os colegas e orientadores. O lócus de pesquisa foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com dois programas representantes de cada uma das três grandes áreas: humanas, tecnologias e biomédicas. Paralelamente às descrições etnográficas, foram aplicados 133 questionários e realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com estudantes de origem popular. Com os aportes teóricos do tipo ideal e da noção de artesão intelectual, em articulação com a metodologia da entrevista compreensiva, desenvolvemos seis perfis de pós-graduandos populares: amparados, vulneráveis, orgulhosos, retraídos, cultos e incipientes. Além disso, também foram criadas seis categorias analíticas, a saber: trajetórias familiares, percursos no ensino básico, vivências na graduação, processo de socialização na pós-graduação, percepções de não-filiação no campo acadêmico-científico e definições de si. Na montagem das conclusões, infere-se que o paradigma dominante do Homo Academicus perpetua a existência de um rigor institucional que busca ignorar a presença dos sentimentos, singularidades e emoções dos agentes científicosacadêmicos, atores acadêmicos oriundos de todas as classes sociais. Como um contraponto, indica-se a defesa do que denominamos de Homo Academicus Sensibilis. Como um aspecto propositivo, apresenta-se a criação de coletivos de reflexão das experiências acadêmicas, com o objetivo de difundir as partilhas dos desafios e angústias dos mestrandos e doutorandos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - HUSTANA MARIA VARGAS - UFF
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interna - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Externo à Instituição - SÉRGIO ROBERTO MORAES CORRÊA - UEPA
Notícia cadastrada em: 11/05/2021 12:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao