Banca de DEFESA: JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA

DISCENTE : JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA
DATA : 27/05/2021

A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O SEU IMPACTO NA VIDA ESTUDANTIL: COMO OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SE RELACIONAM?

Socialização Acadêmica. Ensino Superior. Adaptação ao Ensino Superior. Socialização Individual e Socialização Gregária. Sociologia da Educação.

A crescente transformação do Ensino Superior no Brasil trouxe concomitantemente o interesse e a relevância de se conhecer e se compreender melhor sobre as motivações, significados e sentidos que os estudantes universitários têm se si próprios e da sua vida acadêmica. Nessa perspectiva, se pretendeu investigar como os estudantes, entre o 6° e 10° período do curso de Pedagogia da UFRN, modalidade presencial, do campus Natal, desenvolveram seus percursos de socialização acadêmica na graduação e como construíram suas estratégias sociais para permanecerem e concluírem o curso. O lócus em que a pesquisa está situada é a UFRN, com os graduandos do curso presencial de Pedagogia. Inicialmente, foram aplicados 90 questionários com os estudantes (um pouco mais de 10% do total dos estudantes com matrícula ativa no semestre de 2019.2) do curso de Pedagogia da UFRN, modalidade presencial, a fim de traçarmos um perfil do corpo estudantil. Dessa parte da população, selecionamos 6 participantes da pesquisa, a partir de diversos critérios de escolha, para a etapa da entrevista semiestruturada. A partir da análise dos questionários e das entrevistas, foi possível elaborar os quatro principais pontos da dissertação: o primeiro ponto diz respeito à socialização individual e à socialização gregária, considerando-as respectivamente como a forma de socialização com uma única pessoa como apoio emocional, e a a segunda forma como uma socialização mais grupal. O segundo ponto diz respeito às fases de vivência no Ensino Superior, sendo elas: tempo de euforia, tempo de mudança, tempo de desmotivação e tempo de confirmação. O terceiro ponto diz respeito ao nível de socialização acadêmica desses estudantes, podendo eles serem: bem socializados, mais ou menos socializados, ou pouco ou nada socializados. E, por fim, a satisfação com a própria socialização no meio ambiente da Universidade, podendo os estudantes estarem satisfeitos, pouco satisfeitos ou nada satisfeitos. Esses pontos revelam compreensões mais profundas sobre a vida dos estudantes no meio acadêmico, levando em consideração principalmente as formas e os níveis de socialização acadêmica. Uma das revelações sobre a socialização acadêmica e a vida estudantil é a de que os estudantes, por mais que sejam considerados com pouco ou nada socializados, ainda assim têm pontos de apoio social para prosseguirem o seu caminho no curso. Além disso, outra revelação foi a diferença entre as trajetórias dos discentes considerados com uma socialização mais intensa e as trajetórias dos estudantes com uma socialização menos intensa. Ficando evidente que o estudantes bem socializados sentiam-se confortáveis na vida acadêmica, enquanto o segundo grupo foi marcado por diversos acontecimentos considerados por eles como momentos difíceis, dentro e fora da Universidade, que os levaram inclusive a pensar na desistência do curso. Compreendeu-se, por fim, que a socialização dos estudantes do curso de Pedagogia ocorre de diversas maneiras e intensidades, sendo preciso considerar igualmente a importância dos espaços de convivência, que promovam além de locais onde possa acontecer a socialização, momentos para que os estudantes possam conversar sobre as suas dificuldades e frustações no curso.

Externo à Instituição - SÉRGIO ROBERTO MORAES CORRÊA - UEPA
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA