Banca de DEFESA: CAMILA MARIA GOMES GONCALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA MARIA GOMES GONCALVES
DATA : 20/05/2021

EDIÇÃO DIDÁTICA: práticas para a edição e produção de materiais didáticos impressos na Educação a Distância (SEDIS/UFRN)

Edição didática. Materiais Didáticos impressos para Educação a Distância. Educação a Distância.

O cenário da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte passa por mudanças em relação à função, à estruturação, a suportes e aos usos do material didático impresso. Assim, esta pesquisa estuda o livro no contexto universitário da Educação a Distância, focalizando as práticas para sua edição e produção. Diferentes referenciais – Peters (2003, 2009), Preti (2010), Moran (2002), Aretio (2002), Moore e Kearsley (2007), Filatro (2004, 2015) – indicam a necessidade de o uso do material didático ser mediador do ensino-aprendizagem na Educação a Distância e, portanto, ser dialógico e colaborativo o suficiente para permitir interação entre os sujeitos envolvidos no processo. A pesquisa tem por base a concepção de dialogicidade de Paulo Freire (1979, 1980, 1982, 1987, 2001, 2004, 2009), que também serviu de suporte para a estruturação dos projetos políticopedagógicos dos cursos de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho. O estudo investiga as práticas da edição na produção de materiais didáticos impressos da Educação a Distância, destacando os papéis do revisor de estrutura e linguagem e do professor conteudista, sujeitos que respondem diretamente pelo processo de edição, analisando como se estabelece o diálogo entre esses sujeitos, a partir das versões preliminares dos materiais impressos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância. Desenvolve o conceito de edição didática como conjunto de funções e estratégias mediadoras entre a produção dos materiais e a aprendizagem e entre os diferentes sujeitos (professor e aluno). A coleta do corpus tem sua origem nas versões preliminares dos materiais didáticos impressos produzidos pela instituição mencionada, entre os anos de 2014 e 2018, de um total de 20 disciplinas, concernentes aos cursos de Pedagogia, Letras, Educação Física e Química. Este estudo tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e dele foi possível verificar que o trabalho com as versões do material produzido pelo professor conteudista é essencial para que se verifique de que modo a sequência de revisão é efetiva e em que medida isso influencia no produto final. A partir da análise dos dados, verifica que a escolha do projeto gráfico influenciou diretamente no modo de elaboração do material, bem como no processo de produção didática adotado institucionalmente. A edição didática pode ser entendida como processo pelo qual o material didático passa até chegar ao seu produto final e responde por três grandes funções ao longo do processo de produção – orientação e comunicação das equipes e dos sujeitos envolvidos; atendimento da estrutura e características normativas predefinidas para material didático; orientações didáticopedagógicas para a escrita –, as  uais ocorrem a partir de um conjunto de estratégias constitutivas da edição didática chamadas de categorias. Os resultados encontrados buscam orientar a formação de revisores, o trabalho de produção de materiais didáticos para Educação a Distância e as políticas para o setor que contemplem as funções dos materiais didáticos e sua importância na aprendizagem a distância.

Interna - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externa à Instituição - ANA LUCIA SARMENTO HENRIQUE - IFRN