Banca de DEFESA: MANOEL HONORIO ROMÃO

DISCENTE : MANOEL HONORIO ROMÃO
DATA : 30/04/2021
LOCAL: Google Meet

MARTA PERNAMBUCO: para o cultivo de uma educação política e afetiva

Marta Pernambuco; GEPEM; Ensino de Ciências; Pedagogia Freireana.

A presente dissertação quer destacar momentos importantes que constituíram vida e obra da educadora e militante política Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (1952-2018). Durante toda a vida lutou incansavelmente contra as desigualdades sociais e fez da práxis educativa possibilidade de inclusão. Nesta pesquisa escolhemos consultar as fontes documentais disponibilizadas nos arquivos do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento - GEPEM e do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM, leitura das correspondências e oitiva de testemunhos dados por colegas, amigos, alunos, familiares e professores que em algum momento desfrutaram da convivência com a pesquisa. Por interlocutores teóricos tomamos Paulo Freire, Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Michel Serres e Jean-Philippe Pierron. A lição aprendida é de a vida é um movimento constante, uma oportunidade permanente de regar a esperança.

Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA
Interna - 282.302.644-49 - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Interna - 349111 - MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO