Banca de DEFESA: ALISON PEREIRA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALISON PEREIRA BATISTA
DATA : 25/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/djz-kbda-knr

Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Educação Física; Ensino Médio Integrado; Recursos Educacionais Digitais.

Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte proposição de tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, corrobora com a quebra de paradigmas na Educação Física escolar. Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fui professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertário vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva comunicacional em rede, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciadas categorias freirianas importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.

Externo à Instituição - CRISTIANO MEZZAROBA - UFS
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA