Banca de DEFESA: MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS

DISCENTE : MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS
DATA : 23/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tob-sxpn-gbb

O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO E A EXPANSÃO DO ENSINO PROFISSIONAL

Educação Profissional. Ensino Agrícola. Ensino técnico.

Esse estudo tem como objetivo analisar as ações do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio para a expansão das escolas profissionais agrícolas, industriais e comerciais, no período de 1909 a 1930. O recorte temporal foi atribuído levando em consideração a organização do Ministério. O Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio foi criado através do Decreto nº 1.606 de 29 de dezembro de 1906, mas só foi organizado e instalado através do Decreto nº 7.501 de 12 de agosto de 1909. Durante o período de 1909 e 1930, o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio teve entre suas atribuições o desenvolvimento de políticas para a educação profissional nesses ramos. Se constituíram como questões de pesquisa: Como as escolas profissionais vinculadas ao Ministério estavam distribuídas pelo território brasileiro? Que tipo de escolas eram criadas com maior frequência e como ocorreu a expansão destas? E, o que influenciava a criação dessas escolas? Para responder tais indagações realizou-se o mapeamento e a análise das fontes no período supracitado. A metodologia consiste na análise documental segundo Arostegui (2006) e baseia-se no método indiciário segundo Ginzburg (1989). A pesquisa documental foi realizada nos relatórios anuais do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, apresentados pelos ministros ao presidente da república, disponibilizados virtualmente pelo Center for Research Libraries. O referencial teórico baseia-se na concepção de educação profissional de Manfredi (2003), insere-se na dimensão da história política segundo Rémond (2003) e no campo da História da Educação Profissional segundo Ciavatta (2015; 2019). Através da análise das fontes pode-se perceber que o Ministério criou e financiou escolas agrícolas, industriais e comerciais, sendo mais comum as escolas agrícolas. As escolas estavam distribuídas por todo o território nacional, mas observou-se uma concentração na região central do Brasil. Ressalta-se que duas escolas serviam como modelo para a organização do ensino e merecem destaque, a saber: no ensino agrícola a Escola de Agricultura e Medicina Veterinária e no ensino industrial a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. No que tange ao ensino comercial, percebeu-se que nenhuma escola foi criada, mas o Ministério passou a regulamentar oficialmente o ensino comercial através do Decreto nº 17.329, de 28 de maio de 1926.

Externa à Instituição - BETANIA DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO - UFU
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Interna - 1181646 - KILZA FERNANDA MOREIRA DE VIVEIROS
Interna - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO