Banca de DEFESA: RITA THAINÁ CORREIA DA CUNHA

DISCENTE : RITA THAINÁ CORREIA DA CUNHA
DATA : 11/02/2021
LOCAL: http://meet.google.com/pph-qtkw-pjp

A educação tecida pelos fios da Casa da Memória: saberes e dizeres na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1938-2016)

Autores. História da Educação. IHGRN.

Esta dissertação tem por objetivo analisar os artigos sobre educação presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), assim como apresentar esse material como fonte para as pesquisas na área da educação. O IHGRN, fundado em 1902, é a entidade cultural mais antiga do estado do Rio Grande do Norte e mostra-se aberto para novas pesquisas, sendo seu acervo, especificamente sua Revista, um material de valor considerável para os pesquisadores da área da educação ainda pouco utilizado. Os primeiros artigos publicados sobre o tema em questão remetem ao ano de 1938, marco temporal inicial dessa pesquisa, e se estende até 2016. As fontes utilizadas para a realização desse trabalho foram as Revistas do IHGRN, desde o ano de fundação até 2016, disponibilizadas no site da Instituição, de forma digital, em parceria com o Laboratório de Imagens - Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN). Essas revistas foram catalogadas através do método histórico, proposto por Michel de Certeau (2006), que visa compreender o lugar de produção do material manipulado pelo historiador. Assim, todos os artigos analisados foram inseridos em seus contextos de produção com a finalidade de compreender os motivos por trás da produção historiográfica do IHGRN com relação a História da Educação, como também foram analisados os autores por trás dos textos publicados. Ainda na graduação, me dispus a pesquisar sobre os professores vinculados ao IHGRN, chegando à conclusão que, desde a fundação do Instituto, profissionais inseridos no âmbito educacional figuraram entre os sócios efetivos. Problematizei o fato de não existir artigos sobre educação na Revista, apesar de, no quadro de sócios, muitos professores estarem presentes. Essa problematização deu origem a pesquisa aqui realizada, que abarca conceitos como autores, proposto por Roger Chartier (2014), e modo de endereçamento, proposto por Elizabeth Ellsworth (2001), conduzindo à compreensão da discussão acerca dos sócios por trás dos textos publicados, assim como o modo que o IHGRN apresentou, direcionou e representou o tema educação ao seu público leitor ao longo dos anos através de determinadas características. Compreendo ainda, que a educação, como proposta por José Gonçalves Gondra e Alessandra Schueler (2008), está envolvida em tramas de poder e interesses ao longo de todos os períodos históricos, sendo ela uma importante ferramenta para constituição do projeto político de construção da identidade nacional e regional.

Externa ao Programa - 3144694 - ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO
Presidente - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externa à Instituição - CLÁUDIA ENGLER CURY - UFPB
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG