Banca de DEFESA: VERA REGINA SILVA WANDERLEY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERA REGINA SILVA WANDERLEY
DATA : 03/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/hjo-ydvw-bpa

O PERCURSO DE UM SABER TÉCNICO: O ensino de desenho na Escola Técnica Federal da Paraíba (1967-1999)

Desenho, Cultura Escolar, Disciplina Escolar, Formação Profissional, Escola Técnica Federal da Paraíba

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o percurso histórico da disciplina escolar desenho, ofertada pela Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), no período de 1967 a 1999, considerando o papel desse saber na formação profissionalizante, bem como a cultura escolar que permeava seu cotidiano. Nesse processo de análise, buscamos conhecer a finalidade do desenho e seu processo de escolarização no contexto sócio-histórico e político no qual se estabeleceu o ensino de desenho na educação profissionalizante brasileira; descrever o percurso do desenho, enquanto saber prático-utilitário, na formação profissional promovida pela ETFPB; identificar elementos de uma cultura técnica escolar, que se apresentava no cotidiano da ETFPB, a partir dos vestígios deixados pelo ensino de desenho. A origem dessa instituição de ensino remonta à Escola de Aprendizes Artífices (EAAPB) criada em 1909, através do Decreto Nº 7.566, com o objetivo de formar operários e contramestres. No espaço temporal estudado, a instituição passou por diversas modificações, resultantes de ações governamentais, promovidas em momentos distintos da história da educação brasileira. Essa escola foi uma das primeiras de ensino profissional no Estado da Paraíba, conseguindo permanecer como uma referência de ensino público, se adaptando aos diferentes contextos, bem como às determinações legais de cada época. É, portanto, nessa instituição escolar que se insere a disciplina escolar desenho, que entremeava todos os seus cursos, costurando uma história de um saber técnico. Nossa tese é que o desenho, enquanto um saber técnico, era um elemento identitário de uma cultura técnica escolar que permeava o ensino profissionalizante na ETFPB, sendo um conhecimento essencial na formação dos alunos, nos diferentes cursos, pois contribuía fundamentalmente para o futuro exercício profissional em suas respectivas áreas de atuação. Para a realização dessa pesquisa, adotamos uma abordagem historiográfica, inserida no campo da História Cultural. Para a construção da narrativa dos fatos, adotamos os conceitos apresentados na História das Disciplinas Escolares (Goodson, 1990; Chervel, 1990; Julia, 2000, 2002; Viñao, 2006) e na Cultura Escolar (Chervel (1990); Forquin (1992); Viñao Frago (1995); Julia (2000, 2001). Trabalhamos com pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. As fontes utilizadas foram diversas, entre as quais tivemos, legislações de ensino federal, Relatório da EAAPB (1910-1940), Regimento da ETFPB, Regimento do Conselho de Professores da ETFPB, Fotografias, Programas de Curso, Diários de Classe e, entrevistas com professores e professoras de desenho da ETFPB, no período estudado. No processo de análise do objeto de estudo, utilizamos as seguintes categorias: permanência, mudanças, conteúdo de ensino, aspectos didáticos-pedagógicos, estrutura física. Os resultados apresentados nos mostram que, muito embora a ETFPB tivesse passado por diversas alterações, desde a mudanças de nomenclaturas até da estrutura organizacional, seus objetivos e finalidades permaneceram. Foi nesse cenário de constante transformação, que identificamos a disciplina escolar desenho, como um saber técnico que conseguiu transpor o tempo, permeando todos os cursos técnicos ofertados pela instituição e, se estabelecendo como um conhecimento essencial na formação profissional brasileira e, particularmente na Paraíba, como foi o caso do ensino na ETFPB. Essa instituição escolar, possuía um caráter técnico-propedêutico, uma vez que aos seus alunos eram oferecidas disciplinas de educação geral (cultura geral) e de formação especial/específica (cultura técnica). Nesse contexto escolar, a disciplina escolar desenho, conseguiu perpassar os tempos e as épocas, praticamente com os mesmos conteúdos de ensino (matérias), quais fossem: Geometria Plana, Geometria Espacial e Desenho Geométrico. Esses, evidenciam necessidade da compreensão, pelos educandos, da bidimensionalidade e da tridimensionalidade, aspectos essenciais no exercício de atividades profissionais como a elaboração de projetos, o desenvolvimento da percepção espacial e, a capacidade de resolver problemas através da imaginação e criatividade. Assim, concluímos que o desenho era um elemento identitário de uma cultura técnica escolar, particularmente, no ensino técnico e profissionalizante da Escola Técnica Federal da Paraíba, entre os anos de 1969 e 1999.

Externo à Instituição - ALYSSON ANDRÉ RÉGIS OLIVEIRA - IFPB
Interno - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externa à Instituição - ARLETE DE JESUS BRITO - UNESP
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN