Banca de DEFESA: RAFAEL DA SILVA PEREIRA ROSENO

DISCENTE : RAFAEL DA SILVA PEREIRA ROSENO
DATA : 31/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/ckv-oxvo-gkz

A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA GESTÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL ROSA PIGNATARO

Participação. Relação. Gestão Democrática.

Esta pesquisa, tem como objeto de estudo: a participação dos estudantes e suas implicações na gestão política e pedagógica da Escola Estadual de Tempo Integral Rosa Pignataro (EETIRP). Objetivamos analisar as formas e espaços de participação dos discentes na gestão dessa unidade de ensino no ano de 2019, orientando-se pela seguinte pergunta: De que forma ocorre a participação dos estudantes na gestão política e pedagógica da EETIRP? A partir dessa pergunta, construímos dados e informações trabalhando com as seguintes fontes: Entrevista com alunos e equipe gestores; Questionários com alunos; Material do ICE; Material Produzido pela equipe gestora da EETIRP e observação do ambiente escolar. Orientamos nosso olhar sobre o objeto de pesquisa e as fontes a partir de uma abordagem, que nominamos de Sertania. Essa abordagem se caracteriza por convidar o pesquisador a olhar para as fontes, extrair dados e informações e, articulando-os produzir conhecimento sobre aspectos do objeto da pesquisa. Além das fontes, nutrimos nossa pesquisa dialogando com PATERNAM (1992), ANDERSON (2008), SILVA, (1988), GOHN (2011), ROUSSEAU (2011) e FREIRE (1967). Todo esse processo de busca por compreender nosso objeto de estudo, nos permitiu compreender que, mesmo sendo a EETIRP um desdobramento das relações neoliberais presentes na atual sociedade brasileira e tendo está escola deixado em segundo plano seus marcos regulatórios, como o PPP e o REGIMENTO INTERNO, podemos inferir que nesta unidade de ensino os espaços criados para que os estudantes participassem foram ocupados por eles de modo que eles passaram a se implicar efetivamente nas mudanças políticas e pedagógicas da gestão da escola.

Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN
Externa à Instituição - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS - UERN
Interna - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Interna - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN