Banca de DEFESA: MAGDA MARIA PINHEIRO DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAGDA MARIA PINHEIRO DE MELO
DATA : 10/07/2020
LOCAL: meet.google.com/mtk-khxp-yyk

Avaliação da habilidade de organização temporal para o estudo: o caso de estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN

Habilidade de estudo. Organização do tempo. Perspectiva Histórico Cultural. Estudantes de Engenharia.

Na sociedade contemporânea, os indivíduos devem aprender a tomar decisões acertadas em pequenos intervalos de tempo, em virtude das mudanças constantes nas formas de socialização da informação e da busca pelo conhecimento contínuo e múltiplo na vida profissional. Dessa forma, as universidades enfrentam vários desafios na formação profissional dos seus discentes, sendo um deles o desenvolvimento da habilidade para organizar o tempo de estudo, a qual é primordial, pois, quando os discentes não fazem uso racional do tempo, vários problemas podem ser gerados, principalmente, quanto ao desempenho acadêmico e à saúde. O presente trabalho, fundamentando-se em autores da perspectiva Histórico-Cultural, teve por objetivo geral investigar as representações que os estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN têm sobre o que é organizar o tempo de estudo no curso universitário e como eles avaliam essa habilidade. A metodologia empregada combinou as dimensões quantitativa e qualitativa da pesquisa educacional, atendendo à natureza do objeto de estudo e ao objetivo da pesquisa. Como instrumento de pesquisa, foi elaborado e validado um questionário, aplicado a 261 estudantes do curso escolhido, que contém perguntas fechadas e abertas bem como enunciados para serem valorados segundo a escala de Likert. Os dados referentes às questões abertas e fechadas foram analisados por meio da estatística descritiva, da análise léxica e da análise de conteúdo, sendo realizada ainda a triangulação dos resultados dessas duas análises, permitindo inferir as representações em estudo. Já os enunciados, avaliados segundo a escala Likert, foram analisados por meio dos valores das médias e dos desvios-padrão, da análise de cluster e da análise fatorial. A junção desses resultados permitiu obter uma visão mais integral da avaliação feita pelos estudantes relativa à habilidade de organizar o tempo para o estudo. As representações dos estudantes sobre o que é organizar o tempo de estudo no curso universitário estão relacionadas à forma como eles planejam as atividades de estudo em um período de tempo. Os resultados das análises léxica e de conteúdo evidenciaram que elementos relativos à flexibilização do planejamento por meio da antecipação de problemas e ao controle dos resultados obtidos foram pouco citados ou estão ausentes das respostas dos participantes. Os enunciados com maior nível de concordância entre os discentes estão relacionados aos motivos que os levam a organizar o seu tempo para estudar, estando estes em estreita ligação com os aspectos referentes à dimensão indutora de sua personalidade (sentimentos, emoções, sentidos, etc.). Dessa forma, percebe-se que os estudantes priorizam o planejamento de sentido da organização temporal em detrimento do controle do processo e dos resultados como também do prognóstico provável (flexibilização do planejamento por meio da antecipação de problemas), evidenciando que essa habilidade parece não ter sido adequadamente formada, uma vez que todos esses elementos a constituem. É importante compreender a avaliação dos estudantes a fim de a instituição encontrar formas que possibilitem aos discentes aprender a habilidade de organização do tempo de estudo, favorecendo, assim, a melhoria do seu desempenho acadêmico e da sua saúde, bem como uma adequada formação profissional.

Externa à Instituição - GLORIA ANISIA FARIÑAS LEÓN
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO