Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA
DATA : 19/03/2020
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II - UFRN

FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS QUE LECIONAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pedagogo. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação inicial.

O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido alvo de vários estudos em contextos de sala de aula no qual se considera tanto o processo de ensino aprendizagem dos estudantes quanto a formação do pedagogo enquanto professor que ensina Ciências nesse nível de ensino. Este estudo tem a finalidade de reunir os resultados de uma investigação teórica e experiencial que teve como objetivo investigar a compreensão de professores com formação em Ciências da natureza do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP) sobre a organização do currículo nesta instituição para ensinar Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, foi realizado um estudo de Grupo Focal e aplicação de questionários semiestruturados. Aliado a isso foi também realizado um estudo bibliográfico que discute a temática em questão por meio de um levantamento tendo como suporte orientador as categorias de análise segundo Bardin (2011) e uma análise documental com vistas a investigar o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Brasil como foco nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Foram considerados a legislação educacional brasileira em vigor, bem como trabalhos desenvolvidos por autores que discutem a formação inicial e continuada de professores que ensinam Ciências, como Demétrio Delizoicov, Marta Maria Castanho de Almeida Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho e Leonir Lorenzetti. Como resultados identificamos que as discussões trazidas por estes autores sinalizam a necessidade de uma mudança curricular nos cursos de pedagogia, especialmente nas disciplinas que formam os pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados junto ao grupo de professores por meio de questionários e aplicação do Grupo Focal dão corpo a uma sugestão de dois programas das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I e II para o Curso de Pedagogia do IFESP.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS