Banca de DEFESA: LUSIA MARY ROLEMBERG MENACHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUSIA MARY ROLEMBERG MENACHO
DATA : 06/03/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

MULHERES NA DOCÊNCIA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS, NARRATIVAS E RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS (RSC)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Representações identitárias. Mulheres na docência. Narrativas autobiográficas.


PÁGINAS: 188
RESUMO:

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é tradicionalmente reconhecida como um universo masculino. A pesquisa interroga os modos como as mulheres, que ingressam e exercem a docência nesse universo, buscam a ascensão na carreira, mediante o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Como as professoras preparam seus dossiês para o RSC e de que modo questões de gênero emergem nesse processo? Para nos aproximar da percepção das mulheresprofessoras, a pesquisa investigou as representações identitárias de onze professoras do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). No primeiro momento, a pesquisa compreendeu uma análise de caráter quantitativo e comparativo visando confrontar dados referentes à titulação, sexo e vinculação ao RSC e em todo o Brasil. Os dados foram coletados através do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação aos Cidadãos). A segunda parte da pesquisa pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação (Passeggi 2011, 2011a, 2014, 2016; Passeggi e Souza, 2017; Delory-Momberger 2012, 2014) que dá ênfase às narrativas sobre a experiência docente. Para tanto, recorreu-se às narrativas das participantes, a entrevistas episódicas (Flick, 2008) e às observações anotadas no diário de campo da pesquisadora. As fontes foram analisadas com base na metodologia interpretativa-compreensiva proposta por Souza (2006, 2014). As discussões teóricas apoiam-se nos seguintes autores: sobre as configurações identitárias recorremos a Dubar (1998, 2005, 2009); sobre a concepção de experiência seguimos Larrosa (1996, 2002, 2004, 2016), e sobre as novas configurações da divisão sexual do trabalho, nos apoiamos os estudos de Hirata, Kergoat e Zarafian (2003, 2007, 2010) e Biroli (2016, 2018), além de estudos sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e em outros países. Os resultados nas análises apontam questões importantes para problematizar a docência exercida pelas mulheres no ambiente da EPT. O exercício de interpretação/compreensão das narrativas das professoras participantes, revelam, por um lado, as implicações que os percursos de vida- formação-profissão tiveram sobre suas identidades, suas atuações docentes e os modos como vivenciam as condições de trabalho no exercício diário da profissão. Por outro lado, o reconhecimento institucional através da concessão do RSC, que se constitui para as participantes uma forma de conseguir estabilidade financeira, mas ele representa, igualmente, uma conquista relacionada às mudanças nas políticas educacionais para a EPT. Também se evidencia como resultado da pesquisa, o apagamento institucional do feminino na atuação das professoras, tanto nas ações pedagógicas, quanto na gestão. Embora tal apagamento não tenha sido percebido por algumas professoras entrevistadas. Como resultado das entrevistas, observamos ainda que ao refletirem sobre suas práticas e projetos profissionais as participantes reconstroem a si mesmas como pessoas e como professoras. Essas reflexões autopoiéticas que emergem em suas narrativas revelam ao mesmo as suas singularidades e a diversidade de seus modos de ser e se tornar professoras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Interna - 071.088.424-91 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA - UFRN
Interna - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Interna - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Externa à Instituição - ILANE FERREIRA CAVALCANTE - IFRN
Externa à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Externa à Instituição - ANDREA GABRIEL FRANCELINO RODRIGUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 17:48
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