Banca de DEFESA: ANA GLÍCIA DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA GLÍCIA DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 08/03/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório 2 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

A CRIANÇA EM CENÁRIOS AUTOBIOGRÁFICOS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Infância; Criança; Formação de Professores da infância; Narrativas autobiográficas.


PÁGINAS: 201
RESUMO:

A infância, enquanto campo de estudo em várias áreas do conhecimento, tem dado origem a uma fecunda diversidade de imagens sociais dessa fase da vida o que permite falar de infâncias. A presente tese tem como objetivo geral analisar os sentidos de infância e de criança, construídos, narrativamente, por sete professoras da Educação Infantil. Defendemos a tese de que as professoras possuem conhecimentos teóricos implícitos que constituem o essencial de seu saber-fazer junto às crianças. Daí o interesse de tomar como fonte de investigação as narrativas dessas professoras sobre crianças e escolas da infância. Do ponto de vista metodológico, para a recolha das fontes, realizamos grupos reflexivos (PASSEGGI, 2011) com 07 (sete) professoras da Educação Infantil. Para a organização e sistematização dos materiais e procedimentos utilizados no grupo, a discussão se realizava em “sequências didáticas” que partiam de charges de Francesco Tonucci (1988 - 2008) e citações de autores consagrados que tinham como foco a criança, a educação e o cuidado. Além dessas fontes, utilizamos o Diário de campo da pesquisadora, com os registros mantidos de 2016 a 2018, e uma pesquisa documental sobre os direitos da criança e a estrutura educacional legal que ampara seu desenvolvimento no contexto escolar. Para subsidiar a pesquisa empírica, análises e reflexões, apoiamo-nos na concepção de criança proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 1998); nos estudos de Passeggi (2003; 2008a; 2008b; 2010a; 2010b; 2014); Josso (1999; 2002; 2008), Delory-Momberger (2008); Souza (2006; 2007); Bueno (2002); Ferrarotti (2014), que dialogam sobre os princípios e métodos da pesquisa autobiográfica em educação. Para subsidiar a discussão sobre a infância recorremos a Ariès (1987), Kramer (1999, 2006), Sarmento (2000, 2011), Bruner (1997), Larrosa (2016), Nunes, Corsino e Didonet (2011). As análises sobre os sentidos da criança e de infância nos permitiram identificar teorias implícitas que guiam as ações das professoras participantes da pesquisa e que refletem os conhecimentos que mobilizam para a construção dos sentidos da criança e da infância. Confirmam e ampliam a noção de criança como sujeito integral e histórico, sujeito de direitos, capaz de produzir cultura, e construir sentidos e sua própria identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Externa à Instituição - ECLEIDE CUNICO FURLANETTO - USP
Externa ao Programa - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA
Presidente - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Externo à Instituição - MESSIAS HOLANDA DIEB - UFC
Externa à Instituição - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA
Interna - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 16:55
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