Banca de DEFESA: VAGNER MELO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VAGNER MELO DA COSTA
DATA : 08/03/2020
LOCAL: Auditório do Centro de Educação

ENTRE A CRUZ E A ESPADA: A INFLUÊNCIA DO SEMINÁRIO DE OLINDA NO DISCURSO REVOLUCIONÁRIO DE FREI CANECA

Frei Caneca; Seminário de Olinda; Revolução Pernambucana; Confederação do Equador; Educação.

O objetivo deste trabalho foi o de verificar a influência do Seminário de Olinda no discurso revolucionário de Frei Caneca. O Seminário de Olinda foi uma escola-seminário fundada em 1798 com o objetivo de formar jovens para se tornarem cidadãos, possuindo um viés liberal. Frei Caneca estava inserido dentre os estudantes da primeira turma do Curso de Filosofia da instituição. Ele foi preso pela suposta participação na Revolução Pernambucana (1817), recebeu o perdão Real (1821), e se tornou um dos líderes da Confederação do Equador (1824). Por intermédio de seus escritos, publicados no jornal que fundou, conseguiu alertar à população pernambucana sobre os atos covardes do governo imperial e divulgar as bases que dariam suporte à Confederação do Equador. Para atender ao objetivo pretendido por este trabalho, foi necessário analisar os textos publicados por Frei Caneca que ensejaram na sua prisão em 1824 e estabelecer uma relação com os conteúdos estudados no Seminário de Olinda. Concluiu-se que os escritos de Frei Caneca foram, ainda que de forma indireta, influenciados pelo Seminário de Olinda, já que: havia a presença de citações de autores que faziam parte do currículo do colégio, que eram utilizados por ele como ferramenta de argumentação; seu discurso estava alinhado com os objetivos do colégio, presentes na oração acadêmica de inauguração da instituição; ele enaltece de forma contumaz o colégio em um dos seus últimos escritos.

Externo à Instituição - ALYSSON ANDRÉ RÉGIS OLIVEIRA - IFPB
Interno - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES