Banca de DEFESA: MARÍLIA DO VALE GÓIS PACHECO MEDEIROS

DISCENTE : MARÍLIA DO VALE GÓIS PACHECO MEDEIROS
DATA : 20/02/2020
LOCAL: Sala de Multimeios 02 - Centro de Educação - UFRN

A VIDA UNIVERSITÁRIA E A SOCIALIZAÇÃO ESTUDANTIL: RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E OUTROS CURSOS DA UFRN.

Sociologia da Educação. Socialização Universitária. Etnometodologia e educação. Interciência e Ensino Superior. Jornada universitária estudantil.

O contexto das constantes transformações e ampliações da Educação Superior brasileira impele cada vez mais um olhar atento a esse meio, às suas características e seus integrantes. Nesse sentido, este estudo debruça-se sobre a socialização dos estudantes universitários, especificamente, dos que estão na formação de professores, no curso de Pedagogia; e tem como principal objetivo compreender, através das falas dos estudantes de Pedagogia da UFRN (curso presencial do campus Natal), como a socialização com estudantes de outras áreas os influenciam nas suas próprias jornadas universitárias. O principal lócus da pesquisa foi a UFRN, mas também a Université de Lorraine, campus Nancy, foi um importante espaço de investigação e compreensão de conceitos fundantes para o estudo. A partir de noções da fenomenologia social, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa e também criativa, com elementos da etnometodologia e, especialmente da entrevista compreensiva. Inicialmente, foi aplicado um questionário com 80 estudantes (pouco mais de 10% do total) com matrícula ativa no período 2018.1 do curso de Pedagogia - UFRN Natal para levantamento de dados sobre a socialização desses estudantes com os demais de outros cursos. Desse grupo de respondentes do questionário, 12 foram selecionados, a partir de diversos critérios, para serem entrevistados. Ao longo das entrevistas foram utilizadas fotografias de diferentes espaços da UFRN como ferramenta para melhor compreensão da trajetória desses estudantes na universidade. Essas entrevistas, junto às observações, possibilitaram a elaboração de cinco elementos interpretativos, sendo esses: tempo, direcionamento, percurso, companheiros e “espírito viajante”. Esses elementos revelaram que a socialização dos estudantes de Pedagogia com os de outros cursos depende, em alguns momentos, do tempo disponível, da idade desses estudantes, da frequência de contato com o ambiente universitário; está relacionada ainda aos objetivos de vida, pessoais e acadêmicos; tal qual como com a própria relação com os espaços da universidade e com o que eles podem proporcionar; com as experiências vivenciadas junto aos demais colegas e professores; e com a própria postura de engajamento com essas relações, sejam elas mais localizadas aos estudantes da Pedagogia, mais disponíveis ou como desbravadoras das relações com os estudantes de outros cursos. Compreendeu-se, por fim, que a socialização entre estudantes de Pedagogia e de diferentes cursos corrobora tanto para um aprendizado ético de respeito e tolerância com os diferentes, quanto para o reforço e reconstrução identitária do estudante e do próprio curso a partir das experiências acadêmicas partilhadas.

Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interna - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Externo à Instituição - GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS - UFRB