Banca de DEFESA: MARIANA ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA

DATA : 27/02/2020
LOCAL: Auditório 1 do PPGEd - NEPSA II

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PEDAGOGAS/PROFESSORAS SOBRE ENSINAR MATEMÁTICA

Ensino da Matemática. Representações Sociais. Formação de professores.

O ensino da Matemática pela pedagoga/professora é o foco deste trabalho dada a necessidade de investigar esse universo, compreender quais são os desafios dessa profissional, indicar o que tem sido discutido na área e sugerir, a partir de nossos dados, ações que possam contribuir para a docência das pedagogas/professoras no ensino da Matemática. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1961), constitui o aporte teórico e metodológico do estudo. O objetivo é analisar as Representações Sociais das pedagogas/professoras egressas do curso de Pedagogia Presencial, campus Natal/UFRN, sobre ensinar Matemática. Para a recolha dos dados, foram realizadas 20 (vinte) entrevistas semiestruturadas e respondidos 76 questionários, com a intenção de visualizar o perfil do grupo. A análise do material discursivo das entrevistas se baseia no eixo interpretativo de Arruda (2005). Como resultado do processo de análise, tivemos as categorias Formação acadêmico-profissional e Ensino da Matemática. Da primeira categoria, surgiram os temas Formação inicial e continuada e Profissionalização; da segunda, o tema Fatores que interferem no ensino da Matemática. Na análise discursiva acerca da Formação inicial e continuada, foram suscitados, pelas participantes, os seguintes aspectos: fragilidade no sentimento de pertença como professora que ensina Matemática; pouco espaço para o ensino da Matemática no curso de Pedagogia; modelos formativos diferentes para o ensino da Matemática no mesmo curso; dificuldade na transposição da relação teoria e prática; necessidade de uma prática docente humanizada e; o destaque dado à formação continuada como uma possibilidade de resposta às lacunas no ensino da Matemática. No tema Profissionalização, foram feitas referências às experiências profissionais (estágios remunerados, PIBID, grupos de estudos e pesquisas, processo de autoformação e autonomia dentro das instituições de ensino) e à trajetória pessoal das professoras e suas implicações para o ensino da Matemática. A categoria Fatores que interferem no ensino da Matemática discorreu acerca de itens que podem intervir, de forma positiva ou negativa, nesse ensino. Destacaram-se os seguintes pontos: as dificuldades das pedagogas/professoras com os conteúdos da Matemática, o uso das tendências para a Educação Matemática, a relação construída com essa disciplina durante o processo de escolarização, as estratégias pedagógicas desenvolvidas, a infraestrutura das escolas, o perfil para o ensino da Matemática e o espaço dessa área do conhecimento no curso de Pedagogia da UFRN. Constatamos que as Representações Sociais podem funcionar como obstáculos ao processo formativo; existem aspectos subjetivos que tendem a ser representados através das emoções relatadas; há modelos formativos diferentes; a relação entre teoria e prática é apontada como uma necessidade pelas participantes. Sugerimos, em nossas considerações, que a instituição formadora continue progredindo e pensando a estrutura curricular no sentido de permitir a transposição da teoria para a prática, integrando a Matemática no decorrer do curso e trabalhando com os conteúdos específicos e as tendências para a Educação Matemática.

Externa à Instituição - RENATA PRENSTTETER GAMA - UFSCAR
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE