Banca de DEFESA: SAYONARA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAYONARA FERNANDES DA SILVA
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas do CE - UFRN

POR UMA PEDAGOGIA DO VISUAL: A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Livro de Imagem; narrativa por imagem; competência recepcional do leitor, imaginação.

A pesquisa POR UMA PEDAGOGIA DO VISUAL: a leitura de narrativas por imagem na Educação Infantil desenvolvida em parceria com o Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem,– GPEL, (CNPq/UFRN), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN / Brasil, investiga as respostas das crianças frente à leitura de imagens nos livros distribuídos pelo Ministério da Educação – MEC, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE. A motivação para pesquisarmos a leitura do livro de imagem decorre do fato que essa modalidade de produção se desenvolveu em qualidade e quantidade, está amplamente disseminada no meio escolar e não mereceu ainda, por parte dos professores, a necessária atenção sobre sua participação no desenvolvimento da relação da criança da educação infantil com o livro de narrativa por imagem. Assim, temos como objeto de estudo as contribuições dos livros de narrativas por imagens para o desenvolvimento do leitor na Educação Infantil, partindo da tese inicial que a leitura de narrativas por imagens promove a formação de leitores autônomos capazes de utilizar estratégias de processo de leitura adequadas a essa modalidade de produção. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as contribuições dos livros de narrativas por imagens para o desenvolvimento da competência recepcional do leitor na Educação Infantil. Pautamos o nosso percurso teórico acerca da leitura nos estudos de Iser e Stierle (1979), Amarilha (2012, 2013), Colomer (2003, 2007), Fischer (2006), Zilberman (2003, 2008). Para os estudos sobre narrativas e linguagem visual utilizamos Ricoeur (1997), Donis (2015), Camargo (1995), Joly (2012), Nikolajeva e Scott (2011), entre outros. O caminho metodológico é pautado na abordagem da pesquisa qualitativa orientado pelo interesse interpretativo construído no processo de pesquisa com intervenção que foi composta por 20 sessões de leitura, conforme a metodologia da andaimagem defendida por Graves e Graves (1995), valorizando o diálogo entre os pesquisadores e seus respectivos sujeitos em um dado ambiente natural através de uma intervenção planejada de acordo com Bogdan e Biklen (1994) e Gaskel (2002). O locus desta pesquisa é um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal- RN, Brasil, tendo como sujeitos 17 crianças da Educação Infantil do nível IV, com cinco anos de idade. O corpus é composto pelas vozes dos sujeitos durante as sessões de leitura e é analisado com base nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os livros escolhidos pertencem ao acervo do PNBE, pela acessibilidade e qualidade, selecionados em cinco gêneros adaptados para livro de narrativa por imagem: contos de fada, conto de tradição popular, HQ, fábula, e conto maravilhoso. A análise dos resultados evidencia que a leitura mediada dos livros de narrativa por imagens serve como andaime para o desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação e da competência leitora da criança, permitindo-lhe ler com autonomia utilizando as devidas estratégias para entender o texto imagético em sua especificidade; encantar-se pela leitura, abrir a porta do imaginário e desenvolver a competência recepcional de narrativas por imagens. Todavia, o professor necessita de domínio sobre a composição semântica e sintática do código da linguagem imagética para desenvolver novas estratégias de mediação da leitura no espaço escolar.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO