Banca de DEFESA: EDILZA ALVES DAMASCENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILZA ALVES DAMASCENA
DATA : 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios 01 - Centro de Educação
TÍTULO:

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO IFRN: AVANÇOS E DESAFIOS (2008-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

 Formação de professores. Educação Profissional. Política 


PÁGINAS: 256
RESUMO:

Este trabalho trata da formação de professores para a educação profissional e tem como campo de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2018. Almejamos, como objetivo geral, analisar as ações implementadas no IFRN para formar seus respectivos docentes, no período de 2008 a 2018, identificando os avanços e os desafios para a implementação de uma política institucional de formação que atente para as especificidades da modalidade da Educação Profissional e para as perspectivas defendidas nos documentos institucionais sobre as concepções de formação humana, de educação profissional e de formação de professores. Os objetivos específicos que estabelecemos são os seguintes: analisar a educação profissional, em face das relações entre trabalho e educação, no âmbito das conjunturas nacionais, destacando o período dos primeiros anos do Século XXI (2000-2018); compreender as especificidades da docência para atuação na modalidade de educação profissional, considerando as necessidades formativas e as demandas do capital e trabalho para o exercício da profissão docente; compreender as mudanças pelas quais a instituição passou ao longo de sua história com destaque para o período de 2008 a 2018, analisando as concepções do IFRN sobre formação humana, educação profissional e formação de professores presentes no Projeto Político Pedagógico; identificar e analisar as ações propostas nos documentos institucionais e implementadas pelo IFRN voltadas, especificamente, à formação do seu quadro docente entre 2008 e 2018; analisar os Cursos de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial) e o Curso Superior de Formação Pedagógica para a Educação Profissional como ações formativas implementadas para os docentes da educação profissional que atuam no IFRN. Para tanto, o percurso teórico-metodológico que nos orientou foi o enfoque do materialismo históricodialético a partir do qual sistematizamos um trajeto metodológico que contou com revisão de literatura; análise documental; realização de entrevistas com coordenadores e docentes dos cursos investigados; e aplicação de questionário com os professores da instituição que foram cursistas. A análise dos dados revela desafios consideráveis na perspectiva de uma política formativa específica, mas também apresenta significativos avanços. Dentre os maiores desafios se constata a pouca oferta de cursos voltados especificamente à docência na modalidade de educação profissional que tenham maior duração, no formato de cursos de pósgraduação e de graduação. Além disso, quando são ofertados, registra-se baixíssima adesão dos docentes que atuam na própria instituição, recorrendo-se, em todos os casos, ao preenchimento das vagas com demanda externa. No entanto, a pesquisa demonstra que, para os que participam, os cursos se constituem em importantes espaços formativos, promovendo mudanças na prática pedagógica. Dessa forma, a tese que defendemos é a de que as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN, no período de 2008 a 2018, voltadas à formação de seus próprios docentes são pontuais, pouco articuladas e decorrentes, principalmente, de indução externa, além de desprovidas de caráter universalizante. No entanto, uma vez que os processos formativos sejam fundamentados pelas concepções de formação humana integral, educação profissional e formação de professores assumidas nos documentos institucionais, tais ações podem contribuir para a materialização de um processo formativo que contribua para a construção de um compromisso ético-político-didático-pedagógico do corpo docente institucional sem o qual não é possível uma perspectiva de educação voltada aos interesses da classe trabalhadora, ou seja, contra-hegemônicos.   


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externa à Instituição - ILANE FERREIRA CAVALCANTE - IFRN
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Interna - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Externo à Instituição - LUCILA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Interna - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 10:41
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