Banca de DEFESA: MARLENE FERNANDES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLENE FERNANDES RIBEIRO
DATA : 17/02/2020
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

REVISTA PEDAGOGIUM: A ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES EM AÇÃO PELO PROJETO EDUCATIVO DA ESCOLA NOVA NO RN (1920 - 1932)

Imprensa Pedagógica; Movimento da Escola Nova; Educadores em Movimento.

A presente pesquisa se insere na preocupação de contribuir para o fortalecimento da história da educação norte-rio-grandense e analisa as ideias pedagógicas propagadas via Revista Pedagogium, entre os anos de 1920-1932, ideias essas, advindas do movimento da Escola Nova e suas relações na construção das ações da Associação de Professores do Rio Grande do Norte – APRN. O estudo destaca ainda, o caráter modelador da imprensa pedagógica em questão, cujos conteúdos, em formato de conferências, debates, discursos, lições e excertos de outras publicações, de modo a instrumentalizar o professorado potiguar, na nova forma de ensinar para a vida. Registrase uma aproximação articulada e intencional, entre os dirigentes da Associação com o poder público, nesse sentido, os encaminhamentos pedagógicos e conceituais estiveram, pelo menos no intervalo temporal da pesquisa, alinhados com o pensamento dos políticos que exerciam cargos governamentais nesse período. Os principais interlocutores e mediadores das ações da entidade e o Poder Público, eram os professores Nestor dos Santos Lima, Amphilóquio Câmara e José Augusto Bezerra de Medeiros, referências intelectuais, políticas e educacionais, em nível local, regional e nacional. Para tanto, utilizamos a Revista Pedagogium como fonte e objeto da pesquisa, além de outros impressos, como o Jornal “A República”, artigos e livros que tratam da temática. Para a análise, recorremos aos conceitos de representação e práticas, de Chartier (1990); configurações, de Elias (1994) e estratégia e escritura, de Certeau (1994). Conclui-se que toda a movimentação empreendida, teve como referencial os elementos da Escola Nova, já amplamente praticada no Estado de São Paulo, considerado o líder, em matéria de avanços educacionais; observa-se também que as discussões em congressos, conferências nacionais, semanas pedagógicas, criação de associações, se constituíram em espaços para fomentar as ideias da educação moderna e renovadora, de modo a suscitar o interesse dos professores, para pôr em prática esse novo modelo de educação. O Rio Grande do Norte, desde a criação da APRN, em 1920, procurou enviar representação para os eventos educacionais, em sendo assim, quando se instalou a primeira conferência Nacional de Educação em 1927, organizada pela Associação Brasileira de Educação – ABE, que contou coma a participação do professor Nestor dos Santos Lima e José Augusto Bezerra de Medeiros, conhecido na historiografia da educação, como o paladino da educação. Na oportunidade, Nestor Lima. defendeu a tese, Celibato Pedagógico Feminino, de sua autoria. Desde então, o RN se fez presente nos fóruns de educação, que culminaram na elaboração do Manifesto dos Pioneiros da Educação em 1932.

Interno - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN