Banca de DEFESA: LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
DATA : 14/10/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão no Ensino Superior; Pessoa com deficiência;
Formação Continuada; Docência Universitária.


PÁGINAS: 278
RESUMO:

As pessoas com deficiência vêm alcançando mais espaço no âmbito educacional, inclusive no contexto da Educação Superior, através da elaboração de políticas educacionais que tem promovido o acesso e permanência na Universidade. Esta realidade apresenta-se como desafio ao desenvolvimento de políticas educacionais e institucionais que visam promover uma inclusão efetiva, especificamente considerando a formação continuada do docente universitáriofrente ao estudante com deficiência. Esta pesquisa teve como unidade de análise a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal/RN, e considerou como objetivo geral analisar a relação entre as políticas educacionais institucionais da UFRN e a formação continuada de docentes universitários, no tocante à dimensão pedagógica e a interface com a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Quanto aos objetivos específicos foram elencados: descrever as políticas nacionais e institucionais da UFRN que desencadeiam ações de formação continuada dos docentes na perspectiva da Educação Inclusiva; compreender, a partir das perspectivas de discentes com deficiência, docentes e gestores da UFRN, o processo de formação docente e sua implicação na permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior; sistematizar possibilidades para ações formativas e políticas institucionais que contribuam com a melhoria da qualidade do ensino em uma perspectiva inclusiva no Ensino Superior. A discussão teórica foi alicerçada nos marcos teóricos e legais que versam sobre a inclusão educacional da pessoa com deficiência (MARTINS,1999; VITALIANO, 2007; DINIZ, 2007; TAYLOR, 2011; BARRETO, GOULART, 2008; AINSCOW, 2009); os pressupostos teóricos que discutem a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior(SILVIA, SIMIROTTI, SAMMAR, 2012; COLLINS, 2013; PIRES, PIRES, 2013; OLIVEIRA, MAGALHÃES, MENDONÇA, 2016; CARBALLO, 2016; 2018; BAGNATO, 2017; CARBALLO, MORIÑA, 2018; MORIÑA-DIEZ, 2018; 2019); e os aspectos inerentes à pedagogia universitária e à formação inicial e continuada do docente de instituições de ensino superior (FREIRE 1967;1996; NÓVOA, 1992; MASETTO, 2000; 2001; 2002; MORIN, 2004; 2006; ISAIA, 2006; ANASTASIOU, 2009; TARDIF 2002; 2014; MOROSINI; 2001; ZABALZA, 2004; 2010; PIMENTA, ANASTASIOU, 2014; HERNANDÉZ, 2018). No tocante aos aspectos teórico-metodológicos, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, adotando um perfil de estudo exploratório e de caráter descritivo das evidências do campo empírico a partir das concepções dos estudantes com deficiência, docentes universitários e gestores institucionais sobre a relação entre as políticas de formação continuada dos docentes universitários e o processo de inclusão do estudante com deficiência na UFRN (GIL, 2008; MINAYO, 2001; SILVA, MENEZES, 2001; VERGARA,1998; FONSECA, 2002). Para a construção de dados foram adotadas a análise documental, entrevista 
semiestruturada, observação do campo empírico e triangulação dos dados.Como técnica de análise dos dados norteamo-nos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), com intuito de alcançar dados explícitos e implícitos no contexto da pesquisa, em articulação com o referencial teórico e as políticas educacionais. Foram evidenciados como resultados do estudo, no contexto analisado das políticas e ações institucionais da UFRN, diversas frentes de trabalho que contemplam a formação docente e a inclusão de estudantes com deficiência. Como fator positivo identificou-se a distribuição intra-institucional das responsabilidades junto ao processo de inclusão dos estudantes com deficiência, a formação continuada do docente e a preocupação institucional em apresentar nas políticas fatores para a promoção da inclusão e acessibilidade. Também o estudo apontou que as políticas e ações formativas precisam ser reestruturadas no sentido de buscar maior equilíbrio entre as dimensões e funções exercidas pelo professor, fortalecendo a identidade docente e levando o corpo universitário a maior valorização da formação continuada, com vistas a melhoria da qualidade do ensino e a promoção da inclusão efetiva de estudantes com deficiência. Este estudo também contribuiu para reflexões sobre as propostas formativas desenvolvidas à luz da perspectiva educacional inclusiva, com vistas a aprimorar a efetivação das propostas formativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANABEL MORIÑA DÍEZ
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Presidente - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS
Interna - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Externa à Instituição - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS - UFPB
Interna - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 04/10/2019 16:07
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