Banca de DEFESA: MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA

DISCENTE : MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

CORPOS QUE FALAM: OS OLHARES DOS DOCENTES E DOS ALUNOS SURDOS ACERCA DA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DO IFRN

Educação Física. Inclusão. Surdez. Ensino Médio.

Nessa pesquisa abordamos uma educação inclusiva que promova a garantia de um ensino de qualidade para todas as diferenças com trocas de conhecimentos, motivações e interesses onde os alunos ganham fomento para frequentar e permanecer nas aulas. A pesquisa realiza-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O objetivo de analisar as concepções dos professores e dos alunos surdos em relação inclusão nas aulas de Educação Física do ensino médio no IFRN. Nos apropriamos como metodologia a abordagem qualitativa e na tentativa de atender os propósitos da pesquisa, assumimos como procedimentos metodológicos o estudo de caso por se tratar de um caso único e singular (YIN, 2008) com aspectos relevantes para a realização da pesquisa. Nessa pesquisa utilizamos para análise dos dados optou-se por utilizar o emprego da análise de conteúdo e buscamos em Bardin (1977, 2008) e Câmara (2013) como nosso referencial teórico. Os discursos dos docentes e alunos com surdez apontam para um espaço ainda em processo de inclusão devido ao fato da presença dos alunos com Necessidades Educativas Especiais ser mais evidente nos dias atuais no contexto regular de ensino, entendemos que o trabalho com os alunos surdos encontra-se com questões pontuais foram analisadas: A respeito da inclusão; A dificuldade na compreensão em relação conteúdo das aulas de Educação Física; O profissional tradutor Intérprete de Libras; A avaliação; A necessidade de formação continuada dos docentes para a comunicação e pela a dificuldade de incluir na disciplina de Educação Física.

Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO