PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, MÍDIA E CONSUMO NA FORMAÇÃO DE NOVOS CAMPONESES
Pedagogia da Alternância; Mídia; Consumo; Juventude camponesa.
Essa pesquisa apresenta conexões entre mídia, consumo e educação do campo. Parto do pressuposto de que a influência do modelo pedagógico de alternância em uma Escola Família Agrícola (EFA), junto à transversalidade da mídia, possibilitam formatação peculiar de uma juventude capaz de integrar se à sociedade de consumo sem tornar se mercadoria desta. Tenho como objetivo central apresentar como se percebem esses educandos que, ao mesmo tempo em que adquirem ou desejam bens símbolos da cultura urbana, afirmam e valorizam sua campesinidade. Trata se de um estudo que conjuga os campos da educação e da comunicação, guiado pela metodologia fenomenológica, com abordagem etnográfica de viés multitécnico, utilizando diferentes instrumentos para construção do corpus: observação participante, diário de campo, entrevistas etnográficas e semiestruturadas, ações intervencionistas (oficinas) e questionários, além de pesquisas documental e bibliográfica. O locus foi a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Por conciliar duas grandes áreas, a investigação ampara se nos Estudos Culturais e Sociologia da Educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica. Os resultados apontam para reelaborações da identidade camponesa por parte dos sujeitos pesquisados e indicam relação entre essa reconstrução, o consumo cultural midiático e o modelo pedagógico que os educa.