Banca de DEFESA: ISAURA DE FRANCA BRANDAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISAURA DE FRANCA BRANDAO
DATA : 27/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios 01 - Centro de Educação - UFRN
TÍTULO:

PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura; Gênero; Feminismo; Educação; Infância.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A dissertação de mestrado aborda o protagonismo feminino na literatura destinada a infância. Parte-se dos pressupostos que a reflexão sobre a igualdade de gênero favorece a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a literatura,  enquanto “linguagem que escreve a história da nossa condição humana com  criatividade” (AMARILHA, FREITAS, 2016), pode favorecer a discussão sobre o  feminino na linguagem e, por extensão, na vida, com criticidade. A relevância deste  trabalho consiste em apresentar a Literatura como alternativa para favorecer o  entendimento de crianças e jovens sobre o tema em tela. Para o desenvolvimento do  trabalho dissertativo recorreu-se aos estudos que abordam a temática do feminino e  investigações que discutem sobre literatura. Destaca-se os trabalhos de Zolin (2009;  2009), que considera a crítica feminista como política; Beauvoir (2016), que critica o  sistema patriarcal e a desvalorização da mulher; Bourdieu (1989, 2002, 2001), que  evidencia as relações sociais entre os sexos; Hollanda (1994), que propõe  desconstruir estereótipos e falsas dicotomias; Louro (2003), cujas pesquisas versam  sobre gênero como uma categoria de análise; Perrot (1998), que aborda o papel  atuante das mulheres em diversas áreas; dentre outros que tratam da perspectiva  feminista. Nos estudos sobre literatura e educação, nos respaldamos principalmente em Amarilha (2004, 2013, 2016), cujas reflexões convergem para o estudo da  literatura no contexto escolar, destacando-a como discurso transdisciplinar; Yunes  (2003), que relaciona a leitura como experiência, evidenciando a literatura; Coelho  (1987), Held (1980) e Zilberman (1982; 1989), que destacam a leitura de literatura na  perspectiva da recepção estética. A partir desses estudos objetiva-se especular as  possíveis contribuições da literatura para a discussão sobre o protagonismo feminino.  Especificamente, pretendemos: descrever como se dá a construção da personagem  feminina nas narrativas literárias sob o ponto de vista físico e psicológico a partir dos  estereótipos construídos acerca do feminino; relacionar a construção da identidade da
personagem com aspectos relativos a identidade de gênero; refletir sobre as implicações do estudo para a mediação pedagógica no contexto escolar.  Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, compreendendo um estudo  bibliográfico e documental, adotando a perspectiva da análise interpretativa de contos.  As análises mostraram que a partir das características da Literatura permite a  construção de novos olhares e reflexões acerca do protagonismo feminino. Acrescente-se, ainda, que a discussão sobre a temática contribui na formação de  crianças e jovens, no intuito de repensar as ações cotidianas marcadas pela  desigualdade, preconceito e exclusão das mulheres. Essa alternativa é possível,  especialmente pelo envolvimento promovido pela leitura de textos literários, de  maneira a permitir que os alunos enxerguem, a partir da ficção, possibilidades de mudança, favorecendo assim o arejamento intelectual e social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externa à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Externa à Instituição - LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES - UERN
Interna - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Interna - 1324875 - VANDINER RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 21/08/2019 16:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao