Banca de DEFESA: GILVANIA LIMA DE SOUZA MIRANDA

DISCENTE : GILVANIA LIMA DE SOUZA MIRANDA
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Sala de Multimeios 01 - Centro de Educação - UFRN

A ORALIDADE COMO EIXO ESTRUTURANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAR LETRANDO: PESQUISA REVELADORA DE NECESSIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE

Necessidades da Formação Docente. Alfabetizar letrando. Oralidade.

Ao longo da nossa carreira docente, vivenciamos experiências em diversos segmentos de ensino, o que nos despertou constantes necessidades de (re)organização de saberes. O início de nossa atuação no ensino fundamental ocorreu em 2014, período em que as práticas pedagógicas nos anos iniciais dessa etapa da educação básica estavam se orientando a partir das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – acordo firmado entre as instâncias governamentais, que objetivava alfabetizar todas as crianças até os 8 (oito) anos de idade. Bastante motivadas, buscamos nos apropriar dessa estrutura organizacional de ensino. Nesses estudos, surgiram as inquietações motivadoras dessa pesquisa, cujo objetivo foi investigar necessidades da formação docente reveladas em práticas pedagógicas do Ciclo de Alfabetização, quando estas têm a Oralidade como eixo estruturante prioritário do processo de alfabetizar letrando. O estudo foi inscrito na abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como percurso metodológico o estudo de caso. O campo empírico e as
participantes foram escolhidos a partir de critérios previamente definidos, dentre eles, a adesão à proposta de trabalho. O lócus de pesquisa foi uma escola pública municipal de Natal/RN e as participantes foram 4 (quatro) professoras do ciclo de alfabetização, que estavam atuando, durante o ano de 2018, em turmas de 2º e 3º anos e coordenação pedagógica do ensino fundamental. Os sujeitos foram identificados por codinomes – Iracema, Cinderela, Dorothy e Pocahontas– por elas escolhidos, a partir de histórias infantis significativas. Nosso referencial teórico foi pautado nos estudos das práticas pedagógicas de alfabetizar letrandoe na abordagem da análise de práticas e de necessidades da formação docente. Para a construção dos dados, foram utilizados três procedimentos: entrevista, observação e análise documental. A análise dos dados, orientada por princípios da Análise de Conteúdo, revelou as Necessidades Formativas das professorasquanto ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que têm a Oralidade como eixo estruturante do processo de alfabetizar letrando. Tais necessidades foram formatadas em Conteúdos Programáticos Transversais e Específicos da Formação Docente de Professores Alfabetizadores. Concluímos que a investigação sobre as Necessidades da formação docente pode se configurar como providência fundamental para a definição de políticas de formação de professores mais pertinentes e significativas porque são originárias de dificuldades reais vividas no cotidiano desses sujeitos.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL - UPE