Banca de DEFESA: ANDREA ROSSELY DA FONSECA BEZERRA

DISCENTE : ANDREA ROSSELY DA FONSECA BEZERRA
DATA : 27/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o caso da rede municipal de ensino do Natal/RN

Distorção Idade-Série, Fluxo escolar, Ensino fundamental.

O presente trabalho trata da distorção idade-série de estudantes nos anos finais do ensino fundamental, segunda etapa da educação básica brasileira. A investigação teve por objetivo analisar os fatores que impactam no fenômeno da distorção idade-série, na rede municipal de ensino do Natal/RN, sob a perspectiva de estudantes, de 15 a 17 anos, professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem aporte teórico-metodológico fundamentado em alguns autores da teoria histórico-cultural, de L. S. Vygotsky, e nas concepções de J. Dewey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário (com perguntas fechadas e abertas), ficha de identificação, entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais (arquivos escolares). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais do município de Natal, com 46 estudantes, 03 professores e 03 coordenadores pedagógicos. A condução do tratatamento dos dados coletados, a análise e interpretação foi orientada pelos estudos de Bardin (1977) e Franco (2012), que tratam da técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores internos à escola predominam na construção do fenômeno investigado e apontaram indícios de que a dificuldade dos alunos assimilarem os conhecimentos curriculares da Matemática e da Língua Portuguesa são as principais causas do atraso no fluxo escolar dos estudantes, gerando a distorção idade-série; ressalta-se, também, que no processo de alfabetização se instauram um conjunto de dificuldades que irão interferir nas aprendizagens posteriores; a ausência de ações efetivas para a correção de fluxo, nos anos finais do ensino fundamental, contribui para a recorrência da distorção idade-série; existe uma imagem estigmatizada desses estudantes que parece impedir que sejam vistos como indivíduos capazes de ter sucesso escolar e se desenvolverem como cidadãos. Do processo análitico e respectivos resultados, são apresentadas algumas proposições para minimizar a distorção idade-série na rede municipal do Natal.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externa à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB