Banca de DEFESA: MARIA CLARA SANTANA MAROJA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA SANTANA MAROJA
DATA : 26/08/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

AS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS E PAULO FREIRE NA (TRANS)FORMAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Residências Multiprofissionais em Saúde. Educação em Saúde. Pedagogia freiriana. Sistema Único de Saúde.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMSs) surgiram, nos anos 2000, como uma estratégia para formação de profissionais de saúde sustentadas pela compreensão das relações políticas e humanísticas que conduzem a interação ensino-serviço-comunidade. Entretanto, ainda hoje as RMSs são consideradas uma modalidade curricular inovadora no ensino em saúde, por apresentar uma estrutura pedagógica fundamentada na problematização da realidade dos serviços de saúde, sendo ainda escassos os estudos sobre as ferramentas pedagógicas que sustentam esse processo ensino-aprendizagem em saúde. Entre as temáticas de investigação, identifica-se o alinhamento da proposta das RMS com a pedagogia de Paulo Freire, embora tal associação não seja aprofundada e referenciada nos documentos normativos dessa concepção de formação em saúde. A partir dessa concepção, surgem os seguintes questionamentos: quais aspectos evidenciam-se na relação entre os pressupostos político-pedagógicos freirianos e a proposta de ensino das RMSs, no campo teórico e no campo da prática?; como se caracterizam esses aspectos no que se refere às contribuições para a formação de profissionais da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e a relação desses com a pedagogia de Paulo Freire? Assim, o presente estudo teve por objetivo apreender sobre as contribuições da proposta pedagógica de Paulo Freire, em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para a promoção de avanços nas práticas profissionais dos residentes, que cooperam para o fortalecimento do SUS. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. O lócus de estudo foi o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, cujo Plano de Curso fundamenta-se na pedagogia freiriana. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com tutores e preceptores, bem como encontros de grupo focal com residentes, e analisados segundo a Análise de Conteúdo. A dinâmica pedagógica da Ação-Reflexão-Ação, conduzida pelo trabalho coletivo e multiprofissional, possibilitou aos residentes enxergar o portador de doença mental não apenas sob os vários saberes biologicistas, mas compreendendo-o na complexidade da sua realidade de vida e empoderando-o para a superação dos próprios limites. Também foram atribuídas à pedagogia problematizadora, avanços no enfrentamento das dificuldades e desafios do Sistema Único de Saúde, por meio da inserção de educandos e educadores em diferentes vias de participação e controle social na saúde; e da construção de práticas profissionais coerentes com as reais necessidades dos indivíduos e das coletividades. Portanto, a proposta pedagogia freiriana cursa para transformações de si e da realidade como consequências da ampliação da leitura de mundo dos educandos, o que, no campo da saúde, pode significar micro rupturas no modelo assistencial de cuidado e gestão, fortalecendo os princípios instituintes do SUS, com ênfase para a equidade, integralidade e participação social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO - UERN
Externo ao Programa - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externa à Instituição - HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO - UERN
Interna - 349111 - MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
Interna - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Externo à Instituição - Marta Genú Soares - UEPA
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 11:11
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