AUTISMO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COLABORATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES
Autismo. Educação Infantil. Consultoria colaborativa. Inclusão
Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação de professores, que se mostram despreparados para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente estudo foi desenvolver, implementar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção, de cunho colaborativo, nas práticas pedagógicas de uma professora da EI, que atuava com um aluno de 4 anos, diagnosticado com TEA. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Por meio de um delineamento multi-método, envolvendo a coleta, análise e integração de dados de natureza qualitativa e quantitativa foram avaliados os efeitos do programa no comportamento mediador da professora e desempenho acadêmico e funcional da criança. Aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento e organização de estratégias de ensino, às condições e adequações realizadas na escola, bem como, formação continuada de professores.