Banca de DEFESA: RODOLFO PIO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO PIO GOMES DA SILVA
DATA : 29/07/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

CURRÍCULO E CULTURA: ANÁLISE DOS REFERÊNCIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL

Educação Física Escolar; Corpo; Cultura; Movimento; Currículo.

O estudo afirma que as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física estão entrelaçados por um gerenciamento de sentidos que regula, se autorregula e que cria uma política de controle do próprio corpo e do movimento humano na escola. Partimos da seguinte questão de estudo: Como têm sido apresentadas as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física da região do nordeste do Brasil, e quais os eixos reguladores na organização do conhecimento? Para tanto, nosso objetivo geral consistiu em compreender o conhecimento de cultura e currículo nos referenciais de educação física, e os processos de regulação do corpo, tendo-se os objetivos específicos assim expostos: 1- identificar os conceitos de cultura e currículo; 2 – compreender os sentidos e eixos reguladores dos referenciais de educação física; 3 – apresentar e analisar os mecanismos de interdição do corpo, por meio das noções de cultura e currículo presentes nos referenciais curriculares de educação física. No tocante aos aspectos metodológicos, em especial sobre o corpus de análise da pesquisa, optei pela abordagem qualitativa de pesquisa, considerando-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo de Bardin (2011) como o método mais significativo para o estudo a priori, assim como se aproxima de nossas opções teórico-metodológicas de investigação. A fim de manter um contato com os documentos, realizamos a leitura flutuante, mapeando as temáticas mais frequentes e que se apresentaram como eixos estruturadores para a consolidação dos referenciais curriculares de educação física. As categorias encontradas foram Organização Curricular, Cultura, Organização do Conhecimento Pedagógico, Orientações Didático-Metodológicas e Avaliação da Aprendizagem. A tese de que as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física estão, sim, entrelaçadas por um gerenciamento de sentidos que regula, se autorregula e que cria uma política de controle do próprio corpo e do movimento humano na escola. A construção cultural do currículo regula as dinâmicas em torno da organização curricular. Mas, também são realimentadas sobre a luz da prática pedagógica. Os alunos e professores se autorregulam em suas dinâmicas pedagógicas especificas, criando assim uma política de controle do próprio corpo e do movimento nas inter-relações e práticas corporais, construídas coletivamente, e debatidas no grupo enquanto manifestações de suas identidades.

Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externo à Instituição - EVANDO CARLOS MOREIRA - UFMT