Banca de DEFESA: FRANKLANDIA LEITE MOREIRA FONSECA

DISCENTE : FRANKLANDIA LEITE MOREIRA FONSECA
DATA : 28/06/2019
LOCAL: Sala de Multimeios 01

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA INTERROMPIDA NO MUNDO UNIVERSITÁRIO DA UFRN

Sociologia da Educação. Evasão Acadêmica. Socialização Acadêmica Interrompida. Sociobiografia. Sobrevivência Acadêmica.

Esse estudo tem como temática central a discussão sobre evasão e socialização acadêmica interrompida na universidade. Com uma abordagem qualitativa, foi-se projetada uma pesquisa de campo que tem como sujeitos os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Cento de Ciências Exatas e da Terra – CCET, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa de investigação, amparados pela metodologia etnográfica, foram feitos registros das impressões oriundas das observações em um diário de campo, registro fotográfico e a aplicação de cento e quarenta e sete questionários com discentes em seu percurso temporal de quatro anos, organizados da seguinte forma: os alunos dos 1º, 2º e 3º períodos, foram categorizados como calouros (ou seja, estudantes que estão no início de seus cursos); os discentes dos 4º, 5º, 6º período, classificados como intermediários (alunos que estão na metade da graduação) e, por fim, os graduandos dos 7º e 8º períodos, categorizados como veteranos (universitários em fase de conclusão). Na segunda etapa, foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas, cujos sujeitos foram três estudantes evadidos dos cursos de Química, de Física e de Estatística (um indivíduo evadido de cada curso) e três discentes matriculados em cada graduação, seguindo a ordem dos períodos acima descrita (um calouro, um intermediário e um veterano). Na terceira etapa, posterior a coleta de dados, foram feitas as análises de todo o material e, consequente, o trabalho dissertativo, que revelou-se ser um fator sugestivo de algumas fragilidades nesse percurso acadêmico. A partir desses dados foi possível criar o conceito de socialização acadêmica interrompida. Ainda no cenário da escrita, utilizou-se a metodologia sociobiográfica (FERREIRA, 2006) que proporciona a realização de recortes da nossa trajetória acadêmica, uma vez que nos colocamos na condição de aluna evadida e lançamos mão de fragmentos relevantes dessa experiência.

Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS - IFRN