Banca de DEFESA: GILDENE LIMA DE SOUZA FERNANDES

DISCENTE : GILDENE LIMA DE SOUZA FERNANDES
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas - Centro de Educação

APRENDIZES DE FICÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Produção de histórias. Leitura literária. Mediação pedagógica.

A dissertação discute a leitura de literatura e a produção de histórias por crianças
do ensino fundamental. Objetiva evidenciar as contribuições da leitura literária e
da mediação entre os pares para referenciar a construção de histórias pelas
crianças. Tem por objeto de estudo a produção de histórias, configuradas no
gênero conto, por crianças do ensino fundamental. Em termos metodológicos,
procede-se, nesta pesquisa – que é de natureza qualitativa –, a uma intervenção
pedagógica, na qual se assume o duplo papel de professora e pesquisadora,
tendo como sujeitos os próprios alunos – um grupo de 18 crianças do 5º ano do
ensino fundamental (ano de 2017) de um Colégio de Aplicação da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte – Brasil, locus da investigação. A relevância
deste estudo está no fato de fomentar a discussão acerca da formação de leitores
e escritores competentes, em turmas de crianças já alfabetizadas, cuja
necessidade é apontada por documentos de referência nacional, como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), e revelar a importância de as crianças
revisitarem seus textos para aprimorarem a constituição dos seus personagens
e/ou enredos, ou outros elementos da narrativa, de modo a promover uma maior
identificação e satisfação delas mesmas com o seu próprio texto. O percurso
investigativo orienta-se pelos seguintes pressupostos: a literatura permite a quem lê uma experiência estética, aguça sentidos e emoções e multiplica as experiências; a literatura se constitui em importante alimento para a imaginação e a atividade criadora; as crianças são capazes de expressar, em seus textos, qualidades próprias de produções ficcionais, constituindo-se “aprendizes de ficção”; as crianças que vivenciam a experiência da produção escrita podem tornar-se leitoras do seu próprio texto, compartilhá-lo com os colegas e professores e revisitá-los com vistas ao seu aprimoramento. A investigação fundamenta-se, teoricamente, nos estudos sobre ficção (CANDIDO, 2002; ECO, 1994; HELD 1980), literatura (AMARILHA, 2013 e 1997; BOJUNGA, 2007; CULLER, 1999; FREITAS, 2002 e 2005; YUNES, 2010), produção textual (CALKINS, 1989; GERALDI, 1997) e mediação pedagógica (FONTANA, 2005; VYGOTSKY, 2007). O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: planejamento das sessões de leitura e discussão do livro Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga; constituição de um banco de histórias de ficção, produzido pelos sujeitos antes das sessões de leitura; apresentação da obra a ser lida, incluindo a biografia da referida escritora, e discussão sobre o que são histórias de ficção; desenvolvimento das sessões de leitura e discussão do livro Fazendo Ana Paz; produção de uma segunda história de ficção pelos sujeitos; e realização de conferências de apresentação e de aprimoramento dos textos produzidos entre os alunos. A análise dos dados evidencia o quanto o contato com o texto literário e a interlocução com os pares contribui para a criação e o aprimoramento das histórias elaboradas pelas crianças, impulsinando a criatividade e contribuindo para que estas reconheçam o seu potencial para escrever.

Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - DIÓGENES BUENOS AIRES DE CARVALHO - UESPI
Interna - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Externa à Instituição - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - UERN