Banca de DEFESA: ANDRÉIA GOMES DA SILVA

DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA: ESTUDAR E (CON)VIVER COM DOENÇA CRÔNICA NA INFÂNCIA

Narrativas da experiência. Atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Infância com doença crônica. Pesquisa (auto)biográfica em educação. Jovens.

A dissertação teve como objetivo primordial, investigar as experiências do adoecimento crônico na infância e os processos de estudar e (con)viver com uma doença crônica. Tomamos como objeto de estudo a experiência de 2 (dois) jovens com o adoecimento crônico na infância e o processos de escolarização garantido por meio do atendimento educacional hospitalar e domiciliar (AEHD). Em nossa pesquisa adotamos os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também na psicologia cultural que adota uma perspectiva narrativista, nos estudos da infância e o adoecimento crônico, cujos fundamentos contribuem na reflexão da criança em adoecimento e nas teorias sobre atendimento educacional a estudantes em tratamento de saúde. Participam da pesquisa dois jovens adoecidos cronicamente na infância, Jhons com 3 (três) anos e Ingrid com 8 (oito) anos de idade, hoje eles têm 22 e 29 anos respectivamente, que receberam AED durante a infância na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. O corpus da pesquisa é constituído por fontes primárias: transcrição de duas entrevistas narrativas e duas cartas para feitas pelos jovens para crianças com doença crônica, e fontes secundárias: publicações no Facebook, jornais, TVs, acervo da pesquisadora e anotações do diário de campo. As análises revelam o reconhecimento do jovem sobre a experiência subjetiva com o adoecimento crônico na infância, o reconhecimento do AED como garantidor da continuidade da escolarização promovendo o bem-estar infantil, a escola como um lugar de dificuldade para de inserção e reinserção da criança após adoecimento, e a possibilidade da constituição do protagonismo frente ao adoecimento crônico na infância.

Externa à Instituição - ECLEIDE CUNICO FURLANETTO - USP
Externa ao Programa - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA
Presidente - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Externa à Instituição - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA