Banca de DEFESA: THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA
DATA : 26/02/2019
LOCAL: Sala de Multimeios 01 - Centro de Educação

A EXPERIÊNCIA RITUALÍSTICA DA CENA: O TEATRO COMO EDUCAÇÃO SENSÍVEL NO ENSINO MÉDIO

Educação. Experiência. Teatro Ritual. Ensino Médio. Ensino de Teatro.

Este trabalho defende que o Teatro Ritual é uma possibilidade de educação sensível no Ensino Médio e busca demonstrar a validade desta tese através de argumentação que tem como objetivo a investigação da experiência vivida com alunos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ceará Mirim (IFRN-CM), no ano letivo de 2015. Tendo como referência a noção de experiência como abertura para o mundo e fonte primeira de informação sobre este, busca-se, na esteira dos estudos fenomenológicos, sobretudo na concepção adotada por Merleau-Ponty, investigar como esta experiência, que se organiza a partir de uma prática teatral específica, o Teatro Ritual, especialmente na proposição vivenciada pelo pesquisador no Arkhétypos Grupo de Teatro, se configura como uma possibilidade de educação sensível no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa foi orientada pela Fenomenologia e busca realizar a descrição, redução e interpretação da experiência vivida com os alunos do IFRN Ceará Mirim, possibilitando que ao seu término seja possível compreender de que modos a experiência com o Teatro Ritual configurou-se como uma possibilidade de oferta de educação sensível no Ensino Médio. Para alcançar tal intento o texto se divide em quatro capítulos que articuladamente apresentam os sentidos e significações estruturantes da pesquisa. No primeiro capítulo o leitor é situado sobre o sentido dado ao termo Teatro Ritual, principalmente através do cotejo entre as reflexões sobre as experiências já vividas pelo autor e as contribuições de estudiosos dessa temática, segue-se ainda a apresentação da noção de imaginário que atravessa toda a pesquisa e realiza-se uma aproximação do contexto no qual a pesquisa foi realizada. No segundo capítulo aparece a descrição fenomenológica da experiência vivida no IFRN Ceará Mirim junto aos alunos do Ensino Médio Integrado. Mais adiante, no capítulo três, ocorre a interpretação da experiência e são apresentados e discutidos os principais sentidos atribuídos pelo autor à experiência descrita. Para tal foi incorporado ao escopo teórico as contribuições da antropologia da experiência na perspectiva de Turner e Dawsey, dos estudos sobre a estesiologia, seguindo a reflexão feita por Merleau-Ponty e retomada por Nóbrega, e da Emersiologia como pensada a partir da leitura de Bernard Andrieu. No quarto e último capítulo há a continuidade da interpretação iniciada no capítulo anterior, só que são discutidas mais especificamente as questões ligadas ao campo da Educação. O diálogo com a crítica feita por Merleau-Ponty à ciência possibilita apontar novas possibilidades para práticas educativas em contextos escolares, retomando e discutindo a importância da experimentação da arte para alcançar este objetivo e, por fim, é apresentada e discutida a aproximação da noção de emancipação desenvolvida por Jacques Rancière apontando como isso se deu na experiência realizada no IFRN Ceará Mirim e descrita e discutida nesta tese.

Externo à Instituição - GILBERTO APARECIDO DAMIANO - UFSJ
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Presidente - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO