Banca de DEFESA: MADELE MARIA BARROS DE OLIVEIRA FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MADELE MARIA BARROS DE OLIVEIRA FREIRE
DATA : 21/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Multimeios 01
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO DO IFPB SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação continuada.
Representação social.


PÁGINAS: 204
RESUMO:

A Educação Profissional e Tecnológica – EPT, no Brasil, está alocada, fundamentalmente, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Entretanto, muitos docentes que atuam nessa modalidade de ensino não têm formação pedagógica para ministrarem aulas no ensino técnico integrado ao ensino médio, não obstante tenham formação consistente em suas áreas de conhecimento. Esse aspecto interfere diretamente no bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa realidade, a necessidade da formação pedagógica, inicial e continuada dos professores que atuam na EPT vem se acentuando nas hostes dessas instituições e suscitando debates acadêmicos sobre a temática. Como forma de contribuir com este tema, esta pesquisa objetivou investigar a formação pedagógica dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB e perceber suas representações sociais acerca da formação docente. O percurso teórico-metodológico que alicerçou esta pesquisa foram os preceitos sobre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2015) e outros autores, e o uso do aporte teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2001; 2003).

O público participante da pesquisa constou de 100 professores, sendo dez de cada um dos dez campi do IFPB selecionados. A recolha dos dados foi efetuada a partir da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras – com o termo indutor “formação docente é...” – e de um questionário, além daobservação in loco, com registro em diário de campo. O tratamento dos dados foi realizado através do Excel, com sistematização das palavras evocadas em uma Espiral de Sentidos (MELO, 2016) e tratamento qualitativo dos dados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A combinação dos conceitos teóricos e técnicas ligadas à temática e à propositura da pesquisa evidenciam, em seus aspectos quanti-qualitativos, e pelos resultados apresentados, que os elementos mais compartilhados e, portanto, pertencentes ao núcleo central das representações sociais, foram: necessária, fundamental e conhecimento. Constatamos ainda, outros elementos pertencentes às representações dos professores, porém com menor hegemonia relativos à Formação Docente¸ são eles: responsabilidade, desenvolvimento, vocação, motivadora e indispensável, entre outras. A categorização das palavras evocadas pelos pesquisados revelou diversas facetas da representação social, as quais gravitam em torno das dimensões: profissional, ética e formativa, principalmente. Ante a inquietação dos investigados sobre ser a formação continuada muito importante à sua prática docente, propusemos bases para efetivação de uma política de formação docente continuada, que abrangesse vários níveis, podendo ser inseridas no PDI do IFPB, corroborando com a Resolução AR 13, de 6 de abril de 2018, que dispõe sobre a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores
para a educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Portanto, esse trabalho não somente buscou compreender em que patamar está a formação pedagógica dos investigados, como também apreendeu o processo de construção de suas representações sociais e apontou alternativas para se (re)pensar uma
formação docente concatenada com os anseios e interesses dos professores do IFPB.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Externo à Instituição - DEGMAR FRANCISCA DOS ANJOS - IFPB
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 15:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao