Banca de DEFESA: GILLYANE DANTAS DOS SANTOS

DISCENTE : GILLYANE DANTAS DOS SANTOS
DATA : 21/02/2019
LOCAL: Multimeios 01

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NACIONAL E A DISSEMINAÇÃO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS NA CIDADE DO PRÍNCIPE (1808-1889)

Institucionalização educacional. Instrução Primária. Escolas de Primeiras Letras.

O presente trabalho analisa os processos de institucionalização escolar e expansão das Escolas de Primeiras Letras ocorridos no Brasil, partindo da província norte-rio-grandense e, precisamente, da Cidade do Príncipe. O recorte temporal inicia em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil e suas influências no cenário educacional brasileiro, e se encerra em 1889, ano em que se instaura a República e encerra o governo monárquico. A escola primária unitária foi o modelo de instituição escolar disseminado no período imperial, tratava-se de um ambiente formativo para atender a instrução elementar, sendo este regido por um único professor. Essa era a principal característica daquelasque funcionavam em espaços distintos, na maioria das vezes, dentro das casas dos próprios professores, que cediam um cômodo para seu funcionamento. Tal modelo expandiu-se por grande parte do território brasileiro, tanto na esfera pública quanto na privada, mas com o principal objetivo de ofertar o ensino elementar às crianças e jovens. Cresceram numericamente tanto as instituições destinadas ao sexo masculino quanto as do feminino, estas em menor escala, mas com significativos avanços. Para a realização do trabalho, partimos da pesquisa bibliográfica e documental, numa perspectiva de cruzamento de fontes,para conseguir analisar a complexidade do objeto. Nossas principais fontes foram as legislações educacionais, dados demográficos, relatórios provinciais e registros inventariais. Para associação dos dados levantados, utilizamos o procedimento de cruzamento de fontes. Além destas, utilizamos dois trabalhos relevantes para a historiografia educacional norte-rio-grandense, o livro de Nestor dos Santos Lima(1927) e a dissertação de Marta Maria de Araújo (1979). A análise evidenciou que as Escolas de Primeiras Letras marcaram o processo de institucionalização educacional, reafirmando-se enquanto modelo escolar unitário com a expansão das unidades em grande parte do território nacional. Sem entrar no mérito da qualidade do ensino, conclui-se que essas escolas representaram oportunidades de a população adquirir os conhecimentos elementares por meio de espaços escolares criados para tal finalidade.

Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externa à Instituição - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO - UFPB
Presidente - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Interna - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA