Banca de DEFESA: NATÁLIA CRISTINA DE MEDEIROS

DISCENTE : NATÁLIA CRISTINA DE MEDEIROS
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Sala de Multimeios I

A SOCIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR (CURSO DE PEDAGOGIA)

Sociologia da Educação. Sobrevivência Acadêmica. Estratégias de Sobrevivência Acadêmica. Socialização extraclasse. Socialização Extrauniversidade. Socialização Afetiva. Sociobiografia.

Este estudo tem como temática central a discussão sobre as socializações extraclasse e extrauniversidade como estratégias que facilitam a sobrevivência acadêmica e ajuda a promover o sucesso de estudantes universitários. Com uma abordagem qualitativa, delineou-se uma pesquisa de campo que tem como sujeitos estudantes e ex-estudantes do curso de Pedagogia da UFRN, campus central. Para compreensão do fenômeno observado, também foi feito uso de meu relato sociobiográfico, no qual estão contidos passagens expressivas de minha própria trajetória enquanto estudante universitária. Busquei, no processo de produção desse trabalho, associar os achados impressionistas com o meu próprio entendimento (vivencial, contextualizado e teórico) a fim de sistematizar os conhecimentos provenientes de meus múltiplos campos, construindo linguagens e saberes. Esse esforço se configurou como um texto acadêmico objetivo que elenca a socialização como um dos importantes elementos utilizados por estudantes universitários em seus processos de sobrevivência acadêmica.
Percebi que, embora seja um aspecto pouco estrelado em produções científicas, as relações estabelecidas entre pares cooperam com o sucesso dos estudantes em muitas situações. Em uma perspectiva mais fácil de ser lida em textos dessa natureza, elas, muitas vezes, se apresentam como uma das chaves para o entendimento de teorizações e conceitos vistos em sala de aula, mas não assimilados por diversas razões, por exemplo, a existência de uma pressão latente, característica desse ambiente. Além disso, a partir das falas de meus sujeitos e de minha autorreflexão, está claro que, talvez o mais importante papel da socialização estabelecida entre colegas seja, justamente, a motivação acadêmica promovida pelas relações afetivas. Considero, em resumo, que essa compreensão ampliada sobre os aspectos afetivos da socialização acadêmica, com efeitos notáveis sobre o desempenho pedagógico e a formação profissional, seja o diferencial temático e a contribuição relevante deste estudo.

Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN