Banca de DEFESA: LUCILA CARVALHO LEITE BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCILA CARVALHO LEITE BRANDÃO
DATA : 28/08/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PROJETO DE LETRAMENTO: LER E ESCREVER POR MEIO DA COLABORAÇÃO, AGÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE

Ensino de Língua Portuguesa. Projeto de letramento. Leitura. Escrita.

Por meio desta pesquisa, objetivamos investigar como se desenvolve o ensino de Língua Portuguesa em um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), tendo como base o trabalho com a leitura e a escrita desenvolvido em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, pertencente a uma escola da rede pública do município de Parnamirim, Rio Grande do Norte. Esse interesse advém do reconhecimento do importante papel que a escola deve desempenhar no trabalho com a linguagem, em especial, no desenvolvimento e na ampliação do letramento para a vida do estudante, de modo a impulsionar suas possibilidades de inserção e de participação no contexto mais abrangente das práticas letradas. Em razão disso, as questões de pesquisa assim se configuram: 1. Como se caracteriza o ensino de leitura e escrita na perspectiva do projeto de letramento?; 2. Qual o papel dos gêneros discursivos no ensino de leitura e escrita desenvolvido via projeto de letramento? No que diz respeito à fundamentação teórica, destacamos os estudos de letramento (BARTON, 1993; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, [1995] 2012, 2000, 2007; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2014; STREET, 2003, 2014), a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, [1979] 2011; BAKHTIN/VOLOSHINOV, [1929] 2012), a perspectiva da educação crítica (FREIRE, [1970] 2011a; [1990] 2011b, [1996] 2011c; GIROUX, 1997) e a teoria de gêneros discursivos, proposta pelos estudos bakhtinianos e pela sociorretórica (BAZERMAN, 2006, 2007; MILLER, 2011, 2012). Quanto à metodologia, este estudo se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988), de vertente do tipo etnográfico em educação (ANDRÉ, 1995), tendo como instrumentos para a geração de dados as observações-participantes, as notas de campo, as entrevistas e as análises documentais. Com isso, esta pesquisa possibilitou a elaboração de resultados pertinentes aos estudos da linguagem, às orientações didáticas do ensino de língua e à rede pública de ensino. Os dados gerados permitiram identificar que, sob o viés do projeto de letramento, é possível haver um ensino de Língua Portuguesa que considere as situações reais para o que se lê e para o que se escreve; o trabalho colaborativo; o potencial agentivo dos colaboradores; a integração entre eixos de ensino da língua; e a articulação entre componentes curriculares. Por meio desse contexto, reconhecemos os gêneros discursivos como instrumentos de ação social frente às demandas advindas do projeto de letramento, cujas práticas de leitura e de escrita são socialmente situadas entre a escola e a sociedade mais ampla, permitindo a produção crítica dos alunos no mundo e sobre o mundo. Para tanto, identificamos a importância de o ensino dos gêneros discursivos se apoiar na filiação com o projeto de letramento, por meio de sua situação-problema e de suas metas traçadas; na ativação de conhecimentos de mundo dos estudantes e na retomada de aprendizagens construídas ao longo do projeto de letramento; na identificação do contexto em que os gêneros são utilizados e de suas características recorrentes; na vinculação de conhecimentos interligados pelos diferentes componentes curriculares; e na possibilidade de os alunos vivenciarem práticas sociais de uso da leitura e da escrita para além daquelas que lhes são familiares. Por fim, a realização desta pesquisa permitiu que fossem gerados resultados voltados à rede pública de ensino, considerando seu contexto infraestrutural e material e o objetivo de formar alunos críticos acerca de sua realidade, sendo a linguagem um objeto de reflexão e de transformação socioeducativa.

Externo ao Programa - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - HUBEÔNIA MORAIS DE ALENCAR - UERN
Externo à Instituição - ILANE FERREIRA CAVALCANTE - IFRN
Externo ao Programa - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA