Banca de DEFESA: JANE CLEIDE BISPO DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : JANE CLEIDE BISPO DOS SANTOS SILVA
DATA : 24/08/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

O FILME INFANTIL COM AUDIODESCRIÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: A LEITURA FÍLMICA NO CRUZAMENTO DE OLHARES

Audiodescrição. Audiodescrição de filme infantil. Audiodescrição de filme. Audiodescrição no contexto escolar.

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, de forma colaborativa, uma proposta pedagógica mediada por filmes infantis (curtas-metragens) com audiodescrição, contemplando alunos com e sem deficiência visual. Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, com um perfil de pesquisa-intervenção fundamentada nas concepções de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. Nessa perspectiva, realiza três oficinas pedagógicas, com sessões fílmicas com e sem o agenciamento da audiodescrição, seguidas de atividades de sensibilização e percepção sensorial e de rodas de conversa. A investigação ocorreu em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, localizada no município de Natal, no bairro Pitimbu, na região sul da cidade. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, formada por 19 alunos, com faixa etária entre 09 a 15 anos de idade, sendo 12 meninos e 7 meninas, dessas 1 com deficiência visual (cegueira). Os resultados da análise apontam para a constatação de que audiodescrição, agregada ao filme e se configurando como um dos temas a ser compartilhado, contribuiu para a participação de todos os alunos, inclusive, a aluna com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo dialógico do conhecimento escolar, concorre para a alteração da própria compreensão que os alunos têm em relação àqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade, enfrentando, assim, suas próprias barreiras atitudinais, provocando a verdadeira inclusão escolar.

Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE - UEPB
Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES