Banca de DEFESA: HELOISA LIMA PERALES

DISCENTE : HELOISA LIMA PERALES
DATA : 27/06/2018
LOCAL: Multimeios I

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DE ENSINO MÉDIO EM TURMA REGULAR COM A PRESENÇA DE ALUNO SURDO

Prática Pedagógica; Pesquisa colaborativa; Surdo.

Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.

Externo à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Presidente - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Externo à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN