Banca de DEFESA: BRUNA PRISCILA LEONIZIO LOPES

DISCENTE : BRUNA PRISCILA LEONIZIO LOPES
DATA : 28/02/2018
LOCAL: Sala de Multimeios II

ESPORTE DA ESCOLA: DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA COM SUPERVISORES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física Inclusiva; PIBID-EF; Deficiência; Esporte da Escola.

Como maneira de desenvolver harmoniosamente a compreensão do que de fato se faz inclusão da pessoa com deficiência numa perspectiva de educação inclusiva, acreditamos que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Educação Física (PIBID-EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte aparece como uma das possibilidades. Este proporciona o aperfeiçoamento e valorização dos docentes tendo em vista a Educação Básica; possui atuação nas instituições de caráter público, promovendo a inserção do licenciando nesse cenário já no princípio de sua formação inicial, de modo que a partir de orientação docente, este desenvolva atividades didático-pedagógicas, permitindo assim o reconhecimento da realidade educacional. Como aliado do Programa nesse intento, trouxemos o material didático do Esporte da Escola (EE), Projeto que consiste numa ação interministerial entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Esporte (ME), visando incorporar a política de educação integral com a política esportiva educacional. O material é caracterizado como uma coleção didática que tem por título "Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento", construída a partir dos princípios básicos do Esporte Educacional, baseada assim na inclusão, emancipação e participação. Para a concretização de nossa proposta, nos munimos como metodologia da pesquisa-ação colaborativa, aliada a análise de conteúdo. Nosso lócus foi o PIBID – Educação Física e os atores sociais, os professores supervisores do Programa. Como objetivo geral apresentamos: desenvolver uma formação continuada para os professores supervisores que compõe o PIBID – Educação Física da UFRN, a partir da proposta de inclusão posta no material didático do Esporte da Escola/Ministério dos Esportes; e como objetivos específicos: identificar as necessidades dos professores supervisores que atuam no PIBID Educação Física quanto a perspectiva da Educação Física Inclusiva; e, compreender os indicadores de mudanças/contribuições para a prática pedagógica do supervisores do PIBID-EF, visando a inclusão de jovens/crianças com deficiência na Educação Física Escolar, a partir da proposta pedagógica do Esporte da Escola. Diante da busca pelo atendimento dos objetivos, cremos que esta pesquisa se fez mais uma das formas de proporcionar não só ao educando com deficiência, mas a outras parcelas marginalizadas o desfrute de vivências mediante suas possibilidades, assim como a ratificação dos múltiplos saberes intimamente ligados a diversidade, e ainda de nosso reconhecimento enquanto corpos. Cremos ainda que este trabalho abre caminhos a partir de sua ressignificação para outras propostas que intentem reverberar princípios educativos na busca por uma sociedade efetivamente inclusiva.

Externo à Instituição - ANGELA BRÊTAS GOMES DOS SANTOS - UFRJ
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA - UFRJ