Banca de DEFESA: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR
DATA : 28/02/2018
LOCAL: Auditório do Bloco da Aulas do CE

A REORIENTAÇÃO COMO CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE DESCREVER, SEGUNDO A TEORIA DA ASSIMILAÇÃO POR ETAPAS DE GALPERIN

Conhecimento profissional, habilidade, atividades práticas experimentais, Galperin, descrever.

O estudo trata da formação de habilidades cognitivo-linguísticas, mais especificamente na reorientação de descrever em atividades práticas experimentais no processo de formação inicial docente, na licenciatura em Física do Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O Parecer CNE/CES nº 1.304 de 6/11/2001, o qual assume como competência essencial do egresso da licenciatura em Física a ação de descrever fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais, norteia a formação inicial docente em nosso país. Apoia-se no seguinte questionamento: em que medida a Licenciatura em Física forma habilidades gerais junto a seus estudantes? Propõe-se, como objetivo geral, analisar e desenvolver o processo de reorientação da Base Orientadora da Ação - B.O.A. do tipo III, no processo de formação da habilidade de descrever, utilizando-se, para tanto, atividades práticas experimentais na formação inicial de professores de Física, apoiado na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin. A relevância e a inovação deste trabalho estão no planejamento, execução e avaliação de uma proposta para a reorientação da habilidade de descrever em atividades práticas experimentais a partir da sua estrutura invariante, Galperin (1902-1988). Essa estratégia teve por finalidade a assimilação da estrutura operacional da habilidade do plano externo, para o plano materializado, possibilitando ao futuro professor a familiarização com o conceito e as ações necessárias para colocar a descrição em prática. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, fez uso de um experimento pedagógico realizada por meio de um projeto de extensão, com carga horária de 60 horas, envolvendo 30 estudantes do 3º período da Licenciatura em Física. O quadro de resultados permitiu concluir que a reorientação da habilidade de descrever em atividades práticas experimentais, embasada na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin ocorre de forma consciente, por meio da comunicação científica entre estudantes e professor em nível materializado. Como se trata de um procedimento de atualização de uma habilidade, pressupõe a reconfiguração do nível de desenvolvimento no contexto real dos futuros professores de Física, como componente de sua profissionalização docente.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externo à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Externo à Instituição - EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN - UFSM