Banca de DEFESA: DAIANE LOURENE SOARES DANTAS

DISCENTE : DAIANE LOURENE SOARES DANTAS
DATA : 22/02/2018
LOCAL: Multimeios II

NECESSIDADES FORMATIVAS DE FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS: um estudo comparado entre licenciandos bolsistas e não bolsistas

Formação de professores. Necessidades formativas. PIBID.

A presente pesquisa buscou compreender os significados e sentidos que os futuros professores de Ciências atribuem as suas trajetórias de formação e assim desvelar suas necessidades formativas no âmbito da formação inicial. É fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa em educação de cunho (auto) biográfico, valeu-se da entrevista narrativa para coleta dados e da técnica “compreensivo- interpretativa” para análise do material empírico. Teve como questão fundante “quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID?”. A partir daí formulei como objetivo desse estudo: analisar quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências que foram bolsistas e não bolsistas do PIBID. Nessa perspectiva, elenquei como objetivos específicos “compreender se os eventos das histórias de vida combinados com as trajetórias de formação colaboraram ou (não) para o ingresso dos licenciandos na universidade e consequentemente no PIBID”, e “verificar se as necessidades formativas se diferenciam a depender da participação (ou não) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelos futuros professores de Ciências”. Partindo do primeiro objetivo específico, constatei que ao conectarmos a posição social dos licenciandos com suas trajetórias de formação é curioso perceber que a situação econômica familiar parece definir não apenas mais facilidades, como também a própria escolha pelo PIBID. Quanto ao segundo objetivo específico desta pesquisa, surpreendeu-me o fato de encontrar mais necessidades formativas que se entrecruzam do que se opõem entre bolsistas e não-bolsistas. Em suma, essa pesquisa de dissertação constatou que as necessidades formativas aqui desveladas não podem servir apenas como mero resultado de um trabalho acadêmico, mas sim como uma possibilidade de se repensar a formação inicial de professores de Ciências. Nesse prisma, esse trabalho conclui pela necessidade de continuidade de investigação a respeito das necessidades formativas, não só no contexto da formação de professores de Ciências, mas de todos os cursos de Licenciatura da UFRN, como principal ferramenta para (re) construção dos currículos das licenciaturas.

Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA - UECE
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS