Banca de DEFESA: LARYSSA CÂMARA VASCONCELOS

DISCENTE : LARYSSA CÂMARA VASCONCELOS
DATA : 21/02/2018
LOCAL: Multimeios II

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTADA NAS RELAÇÕES CTS E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA TEMÁTICA DO LIXO

Proposta didática, Ensino de ciências, Sustentabilidade, CTS.

Nas últimas décadas as discussões sobre temas ambientais vêm se tornando pontos principais dentre as diversas preocupações relacionadas ao destino do nosso planeta. Neste trabalho é apresentado a descrição e análise do relatório de pesquisa de dissertação desenvolvida na Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada no bairro das Quintas, no município de Natal-RN. O Objetivo geral do estudo foi investigar os impactos que o lixo dos arredores da referida escola causam a comunidade escolar, a fim de elaborar uma proposta didática para o ensino de ciências que permitisse abordar o tema lixo e o conceito de sustentabilidade fundamentado em um referencial teórico CTS. A intervenção aconteceu em uma turma de 9º ano do ensino médio com a participação de 22 alunos. A pesquisa foi operacionalizada como usode questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados e foi realizada em três etapas. A primeira etapa constou da elaboração e aplicação de um questionário cuja finalidade foi investigar as concepções dos alunos sobre temas ambientais, tais como: Meio ambiente, impactos ambientais e sustentabilidade. A segunda etapa consistiu na elaboração e aplicação da sequência didática para o ensino de ciências com a temática lixo. A terceira etapa foi composta pela realização de uma entrevista com moradores do bairro da referida escola, com o intuito de investigar a comunidade quanto à temática abordada. A partir dos resultados obtidos com relação às concepções dos estudantes sobre temas relacionados a Meio Ambiente e impactos ambientais verificou-se que os alunos não apresentam ideias formadas sobre o conceito de Meio Ambiente e trata-se de uma temática que quase nunca é tratada em sala de aula. Quanto às entrevistas realizadas com a comunidade escolar os resultados mostraram uma série de problemas enfrentados por essa comunidade como consequências do problema investigado. Os resultados demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram a conhecer o que sabem e pensam os alunos sobre questões ambientais, além de obter respostas referente a investigação desenvolvida nesta pesquisa.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN