Banca de DEFESA: ALINE DE MEDEIROS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DE MEDEIROS FERNANDES
DATA : 16/02/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Multimeios II
TÍTULO:

A EXPANSÃO DAS ESCOLAS UNITÁRIAS PRIMÁRIAS PÚBLICAS NORTE-RIO-GRANDENSES


PALAVRAS-CHAVES:

Escolas unitárias. Escolas Isoladas. Instrução primária.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O presente trabalho partiu da investigação de um modelo de escola ao arbítrio de um único professor, a escola unitária, que no período da República foi chamada de escola isolada. O estudo buscou analisar a expansão das escolas unitárias primárias públicas na educação norte-rio-grandense e as transformações desse modelo de escola no estado, a fim de entender a organização pedagógica e o funcionamento dessas escolas nos séculos XIX e XX. Para compreendê-las, percebeu-se a necessidade de investigar suas origens a partir do Império. Partiu-se da hipótese de que mesmo na efervescência da institucionalização da instrução pública, as escolas de modelo unitário expandiram-se mais do que os grupos escolares, uma vez que representou um menor custo, tanto em sua oferta como na formação de professores leigos; e que se aproveitou do mesmo modelo de escola imperial para denominar uma nova condição e afirmar a modernidade e o período republicano. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados, a pesquisa foi bibliográfica e documental, uma vez que se desenvolveu a partir de fontes bibliográficas e publicações oficiais. Compreendeu-se através do cruzamento das fontes: legislações do RN, mensagens e relatórios dos governadores do estado e estatísticas dos anuários do IBGE. A análise constatou que as escolas isoladas têm laços indissociáveis com as escolas públicas de primeiras letras do Império, destacou a modernização dessas escolas no início da República e a expansão no aparelho de ensino público potiguar, através das quais demonstraram desenvolver um atendimento mais amplo, quantitativo e democrático em relação aos grupos escolares. Conclui-se que as escolas isoladas, que pareciam ser uma proposta educacional inovadora, assumiram uma configuração que se aproxima da escola singular do Império. Não obstante, emergiram junto à história dos grupos escolares, modernizaram-se, expandiram-se e foram majoritárias no atendimento da instrução primária norte-rio-grandense


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externo ao Programa - 2227390 - GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS
Externo à Instituição - LUCIENE CHAVES DE AQUINO - UFPB
Presidente - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Interno - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 09:16
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