Banca de DEFESA: JOSENILSON VIANA GUEDES

DATA : 05/02/2018
LOCAL: Auditório do Bloco da Aulas do CE

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Projeto político-pedagógico; Educação em diretos humanos; Cidadania.

Esse estudo tem como objeto o projeto político-pedagógico (PPP) de uma escola de ensino fundamental na perspectiva de uma educação em direitos humanos e formação para a cidadania. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Emília Ramos, localizada no bairro de Cidade Nova, situada em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo desta dissertação é analisar a participação no PPP (2015-2016) da Escola Municipal Professora Emília Ramos (EMPER), na perspectiva da promoção de uma educação em direitos humanos e formação para a cidadania, tendo sido tomadas como categorias de análise a participação, a diversidade e o direito à aprendizagem. O materialismo histórico-dialético orientou a construção deste estudo. Foram utilizados como procedimentos a análise da literatura e documental, além de entrevista semiestruturada. Pretendemos com esse estudo contribuir para a produção do conhecimento na área da educação, especificamente com a discussão que articula o projeto político-pedagógico à educação em direitos humanos. A partir da realização deste estudo, constatamos que a discussão sobre educação em direitos humanos ainda é pouco explorada na Rede Municipal de Natal, no entanto, consideramos que, apesar dessa discussão não estar posta no PPP da escola campo de pesquisa, quando se fomenta a participação coletiva na construção de uma proposta que busca compreender e intervir na complexidade da vida social, posicionando-se acerca dos direitos e responsabilidades dos sujeitos, capacitando-os para participar na vida social, a escola está promovendo processos educacionais na perspectiva de uma educação em direitos humanos.

Externo à Instituição - ADELAIDE ALVES DIAS - UFPB
Presidente - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA