Banca de DEFESA: JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO
DATA : 30/10/2017
LOCAL: Sala Multimeios II

INOVAÇÃO EDUCACIONAL ABERTA DE BASE TECNOLÓGICA: A PRÁTICA DOCENTE APOIADA EM TECNOLOGIAS EMERGENTES

Formação de Professores, Inovação Pedagógica, Tecnologias Emergentes, TTATI.

As tecnologias digitais da informação e comunicação – TDICs vêm ocupando cada vez mais espaço nas relações humanas. Esse fato tem retroalimentado a produção nessa área fazendo com que surjam novas tecnologias e novas formas de agregá-los à vida cotidiana das pessoas. O campo educacional, historicamente, vem incorporando as mudanças sociais de forma mais gradualmente lenta. Este tese buscou compreender como as TDICs, têm se inserido no contexto escolar, notadamente, na prática pedagógica dos professores. Estabelecemos como parâmetro as tecnologias emergentes, para perceber qual o grau de distanciamento/aproximação entre o acesso a essas tecnologias e a prática dos docentes. Elegemos como objetivo dessa tese, verificar em que medida os professores utilizam as tecnologias emergentes e, a partir desse diagnóstico, elaboramos um modelo de plataforma que propicie formação permanente e colaborativa que, no formato de rede social, possa auxiliar os professores a intercambiar informações acerca dos conhecimentos produzidos em sua prática. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos a pesquisa quali-quanti, a qual possibilitou a análise de dados estatísticos, assim como a leitura qualitativa do contexto da pesquisa. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003), Perrenoud (2000) e Marcelo Garcia (2001); os escritos de Pedró (2010) para pensarmos o conceito de inovação e, sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012) e Buzato (2010). Realizamos uma revisão documental, tendo por lastro, o marco legal, especialmente, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o atual Plano Nacional de Educação, além da legislação específica voltada para as TDICs, que fundamentam as políticas públicas na área. Ainda utilizamos como técnica de pesquisa, o estado da arte, cujo levantamento pautou-se na compilação das principais pesquisas empíricas realizadas com professores brasileiros acerca da utilização das TDICs em sua prática pedagógica. Sobre as tecnologias emergentes, consultamos as principais publicações internacionais, com vistas a compor um quadro atualizado. Como resultado foi possível verificar que os professores não utilizam de forma satisfatória as tecnologias digitais na sua prática, mas estão constantemente conectados; são motivados pelos pares, alunos, documentos oficiais e pela coordenação pedagógica; há políticas de fomento à inserção das TDICs em sala de aula e que a literatura científica sobre tecnologias emergentes na educação ainda é muito recente, sem especificações das tecnologias, suas aplicações educacionais e critérios objetivos de avaliação. Ademais, os principais fatores que obstaculizam sua utilização gravitam em torno da falta de condições infraestruturais para utilizar as tecnologias na sala de aula; dificuldade de acesso a uma diversidade maior de recursos tecnológicos, com infraestrutura adequada e competência para realizar essa mediação didática e, matrizes curriculares dos cursos de formação inicial e continuada que privilegiem outras competências em detrimento do ensino com tecnologias digitais. Para dirimir algumas dessas dificuldades explicitamos a Abordagem Tecnológica Tridimensional para Inovação no Ensino – TTATI, modelo de formação permanente, aberto e colaborativo que busca melhorar o acesso e utilização das TDICs, em especial as tecnologias emergentes, na prática docente e, em última instância, a melhoria da qualidade da educação.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB