Banca de DEFESA: ISRAEL MARIA DOS SANTOS SEGUNDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISRAEL MARIA DOS SANTOS SEGUNDO
DATA : 31/07/2017
HORA: 19:00
LOCAL: Auditório – Centro de Educação
TÍTULO:

A educação escolar primária pública e gratuita no Estado Federativo do Rio Grande do Norte (1889-1904)


PALAVRAS-CHAVES:

Nação brasileira republicana e federativa. Estado federativo do Rio Grande do Norte. Educação primária pública e gratuita. Direito civil e social de estudar e de aprender.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

No Brasil, a República federativa e representativa, política e juridicamente estabelecida na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1891), deixou para os Estados e municípios brasileiros a competência de regular e de promover a educação escolar primária pública e gratuita para meninos e meninas, sujeitos destinatários do direito civil e social de estudar, de aprender e de obedecer. O trabalho de dissertação, no rigor da pesquisa histórica e documental (Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil [1891], constituições do Estado do Rio Grande do Norte [1891, 1892, 1898], legislação educacional nacional e estadual, relatórios dos Diretores da Instrução Pública e mensagens governamentais), de conformidade com a temática educação escolar primária pública e gratuita e políticas públicas de Estado federativo e, ao objeto de estudo − educação escolar primária pública e gratuita e regime federativo no Brasil e no Rio Grande do Norte, em seus acontecimentos históricos e seus sujeitos destinatários do direito civil e social de estudar e de aprender no período de 1889 a 1904 − levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão histórica acerca da nstitucionalização da educação escolar primária mediante as competências acumulativas pelo Estado e pelos municípios do Rio Grande do Norte, em correspondência com os preceitos constitucionais, republicanos, federativos, representativos e político-pedagógicos. Este trabalho é orientado, metodologicamente, pelas teorizações de Rousseau, Kant, Amaro Cavalcanti e Cury – especialmente quanto aos fundamentos político-jurídicos, além das políticas públicas, de um Estado (com seus respectivos municípios) republicano nacional, federativo, laico, de uma nação independente. Nesse período (1889-1904), a educação escolar que se instituiu para a infância mediante Constituições, regulamentos e leis educacionais, baseava-se em ideias políticas, jurídicas e conceituais dos representantes do poder executivo referentes ao regime republicano, federativo, representativo e liberal. De alguma forma, essas ideias fundamentavam-se nas teorizações de Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e Amaro  Cavalcanti quanto ao Estado republicano, federativo,representativo, coparticipativo, regido por leis públicas e formado por cidadãos com direitos e deveres, partícipes de uma coletividade nacional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347267 - MARTA MARIA DE ARAUJO
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Externo ao Programa - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO - UFPB
Externo à Instituição - MARIA ANTONIA TEIXEIRA DA COSTA - UERN
Notícia cadastrada em: 21/07/2017 17:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao