Banca de DEFESA: ALAINE SINARA RIBEIRO BEZERRA

DISCENTE : ALAINE SINARA RIBEIRO BEZERRA
DATA : 28/07/2017
LOCAL: Sala de Multimeios 2 - Centro de Educação

O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: RECONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA

Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador. Inovação Pedagógica

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico.Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMIé pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológicafoi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamosa Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revelaexistir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB