DESENHOS ANIMADOS EM AÇÃO: PERSONAGENS COMPONDO IDENTIDADES INFANTIS DE GÊNERO
criança, infância, desenho animado e identidade de gênero.
As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pósestruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas.