Banca de DEFESA: DAYANE DA SILVA GRILO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE DA SILVA GRILO
DATA : 31/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios I - Centro de Educação
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PELA POESIA DE MANUEL DE BARROS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Poesia. Cultura Leitora. Recepção Estética. Manoel de Barros. 


PÁGINAS: 260
RESUMO:

O trabalho de dissertação concernente à temática sobre a importância da poesia na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta como objeto de estudo a recepção estética das crianças à poesia do livro “Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros”. Temos como objetivo geral investigar a recepção estética das crianças a leitura das poesias de Manoel de Barros. Especificamente, buscamos entender os sentidos elaborados pelas crianças a partir da abordagem dos aspectos melódicos, imagéticos e semânticos das narrativas poéticas lidas; identificar os sentidos: semânticos, emocionais e sensoriais, que as crianças atribuem às poesias do autor, principalmente, aquelas que abordam temáticas relativas à infância; assim como também, estudar a compreensão das narrativas poéticas por esses aprendizes, considerando o destaque evidenciado pelo pesquisador para as metáforas presentes no texto. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, analítica e qualitativa, dentre as técnicas empregadas para a constituição dos dados de análise, destacamos a observação exploratória (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, ANDRÉ 2005) e a intervenção (BARBIE, 2002). O corpus analisado compõe-se de sete encontros de leitura com recorrência aos protocolos da experiência de leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995). Elegemos o Colégio de Aplicação: Núcleo de Educação da Infância (NEI/ CAp/ UFRN), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, como locus de pesquisa, tendo como sujeitos crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. Constatamos que desenvolver conhecimentos que promovam a compreensão sobre o processo de recepção estética ao texto poético pelas crianças pode favorecer a promoção de saberes formativos na construção da competência leitora e, por consequência, a constituição de leitores sensíveis à poesia, especialmente as de Manoel de Barros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN
Externo à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - UERN
Interno - 350833 - MARLY AMARILHA
Notícia cadastrada em: 13/07/2017 11:05
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